Bahia impulsiona estado no ranking e FBF assume 8ª posição entre federações da CBF
Por Thiago Tolentino
A boa fase do Esporte Clube Bahia segue rendendo frutos dentro e fora de campo. Após a classificação do Esquadrão de Aço às quartas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira (6), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) alcançou a 8ª colocação no Ranking Nacional de Federações (RNF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ultrapassando a Federação Catarinense (FCF, que caiu para a nona posição.
O avanço da FBF é reflexo direto do desempenho dos clubes baianos no cenário nacional, especialmente o Bahia, que empatou em 0 a 0 com o Retrô e garantiu a vaga com o placar agregado de 3 a 2. Além da boa campanha na Copa do Brasil, o Tricolor de Aço ocupa atualmente a 4ª colocação no Campeonato Brasileiro, o que contribuiu significativamente para a soma de pontos no Ranking Nacional de Clubes (RNC), base do RNF.
Com 12.752 pontos, o Bahia figura agora como o 7º melhor time do país no ranking da CBF, subindo quatro posições. O Vitória, por sua vez, também apresentou crescimento e ocupa a 21ª posição, com 7.165 pontos, ajudando a consolidar o desempenho da Bahia entre as dez principais federações do Brasil.
O RNF é calculado a partir da soma da pontuação de todos os clubes filiados às federações estaduais no RNC. Esse sistema premia o desempenho técnico nas principais competições nacionais, como Brasileirão, Copa do Brasil e competições continentais.
Com isso, a FBF agora aparece logo atrás das federações de Goiás (7ª) e Ceará (6ª), e se junta ao grupo de elite do futebol brasileiro, que tem São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná nas cinco primeiras posições. A Federação Pernambucana fecha o top 10.
Confira a tabela abaixo:
Fonte e foto Bahia Noticias
Nenhum comentário