Breaking News

Equipes de saúde realizam vacinação em domicílio de idosos com mobilidade reduzida na zona rural de Alagoinhas

Em Alagoinhas, a Prefeitura mobilizou equipes de saúde com estratégias para a imunização in loco dos idosos com mobilidade reduzida, na 1ª etapa da campanha de vacinação contra Influenza. Com mais de 80% das pessoas acima de 60 anos já vacinadas, o município avança em cobertura, mas busca chegar também àqueles que não puderam se deslocar aos pontos volantes para a imunização. Os acamados receberão as doses em casa. Preparados, profissionais de saúde se dirigem às residências desses idosos e atendem em domicílio, de acordo com um cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para atender ao público-alvo de todas as áreas.
Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Saúde chegou à região do Tombador, na zona rural, para garantir a vacinação do público-alvo que ainda não tinha recebido a dose. “A agente comunitária foi nas casas avisando a gente que tinha essa vacina […] ainda bem que a vacina está chegando pra gente, que a gente se protege mais pra essa gripe”, comentou Dona Maria José dos Santos Souza, de 71 anos. Sila Maria dos Santos, 78, também avaliou positivamente a iniciativa. “Tô achando boa, porque vocês vieram trazer pra gente. Porque é muito difícil a gente ir pra Alagoinhas”, ressaltou a moradora, se referindo à distância da região, na zona rural, ao centro da cidade.
A ação não é isolada. Só no início desta semana, equipes já percorreram, além do Tombador, Portões e a microárea de Riacho da Guia. Profissionais já estiveram também na região do Mangalô e do Barreiro e, no turno da tarde, a vacinação in loco continua no Mangalô e na área da Urbis III. Na quarta-feira (15), a previsão é de que as equipes de desloquem à região do Espinho, imunizando também pacientes acamados da área de Nova Brasília, do 21 de Setembro e das microáreas Sauípe-Espuma e Miguel Velho-Jorrinho.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, a ação faz parte do cuidado que a SESAU tem em priorizar o público de maior risco, evitando a exposição, nesse momento de pandemia, e cumprindo com aquilo que determina o Departamento de Imunização do Ministério da Saúde.
A vacina não é eficaz contra a COVID-19, mas auxilia os profissionais no que se refere ao diagnóstico para o coronavírus, já que existem semelhanças entre os sintomas, e a imunização em domicílio – que contempla idosos acima de 60 anos com mobilidade reduzida – pode ser agendada por meio dos agentes comunitários, via unidade de saúde de referência, ou pelo telefone (75) 99826-8956, através de contato direto com a Vigilância Epidemiológica do município.
A SESAU mantém ainda, até sexta-feira, o funcionamento da modalidade de vacinação Drive Thru, das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo. A partir de 16 de abril, quando será iniciada a 2ª etapa da campanha, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também serão imunizados conforme estratégias definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.


Por André Luiz. Fonte Porta da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário