Breaking News

Alagoinhas conta com ponto de vacinação “Drive Thru” no centro da cidade

Seguindo o calendário nacional, a campanha de vacinação contra Influenza continua, esta semana, em Alagoinhas, e as equipes de saúde adotam estratégias para garantir a imunização do público-alvo.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) decidiu manter o esquema de vacinação Drive Thru, sempre no período matutino, das 8h às 12h, na Estação de Transporte Alternativo, até sexta-feira (17), para os grupos prioritários nesta etapa da campanha. Com a iniciativa, os profissionais asseguram a imunização dentro do próprio veículo, sem que o público-alvo precise se deslocar dentro das unidades ou dos pontos volantes de vacinação para receber a dose. Diante do atual cenário de enfrentamento à pandemia da COVID-19, a vacinação rápida é também uma alternativa para reduzir a exposição e evitar aglomerações.
Com o funcionamento estendido do Drive Thru, os grupos contemplados pela 2ª etapa da campanha de vacinação, que começa no dia 16 de abril, também poderão procurar, na quinta e na sexta-feira, o acesso à vacina via Estação de Transporte Alternativo, no centro da cidade.
Além dos idosos e trabalhadores da saúde, serão imunizados, a partir de quinta-feira, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuário e portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou condições clínicas especiais, mediante apresentação de relatório médico e documento de identidade. Segundo a Vigilância, estão na categoria de risco clínico, para a vacinação, na 2ª fase, portadores de doença respiratória crônica, de doença cardíaca crônica, pacientes renais crônicos, indivíduos com doença neurológica, hepática crônica ou diabetes, além de pessoas com imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias.
A SESAU estruturou também um cronograma para atender ao novo público e, a partir desta quinta inicia ainda a vacinação in loco nas garagens de transporte coletivo e instituições de segurança e salvamento. Uma estratégia está sendo definida pelas equipes para a vacinação dos caminhoneiros, incluídos nesta etapa pelo programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde.

Até o momento, mais de 80% dos idosos e 63% dos trabalhadores de saúde do município já foram imunizados. A campanha segue até o dia 23 de maio e a meta é vacinar mais de 41 mil pessoas contra Influenza em Alagoinhas.

Por André Luiz. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário