Breaking News

Profissionais de Saúde passam por capacitação para políticas de atenção à população negra em Alagoinhas

Para fomentar as políticas de atenção à população negra, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou hoje (21) uma capacitação para todos os profissionais de saúde da rede pública, no auditório da Faculdade UNIRB.

A reunião teve como objetivo treinar os profissionais na área de “Saúde da População Negra” com o coordenador de Saúde Mental Dr. Moacir Lira, “Sistema de Informação e impactos nos dados” com os coordenadores de TI e SIS Fábio Luciano e Rafael Franco, respectivamente, e “Protocolo Municipal da Saúde da População Negra: estruturando a política” com as enfermeiras Orlane Ribeiro e Eliana Nogueira. Esse é mais um passo do Projeto Saúde Mais Perto.

O coordenador de Saúde Mental, Dr. Moacir Lira, explanou sobre questão da saúde da população negra e de como racismo afeta a saúde mental desta população. “Além dos agravos como hipertensão, diabetes, anemia falciforme, que são doenças prevalentes na população negra, refletimos também sobre os determinantes sociais e econômicos que afetam a população negra a ponto de interferir nos processos de saúde. Apresentamos também dados epidemiológicos de problemas de saúde que afetam as pessoas negras e como os problemas sociais e econômicos, vulnerabilizam mais ainda essa população. Então, destacamos a importância do desenvolvimento de estratégias intersetoriais, afirmou.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Maria Eiana Nogueira, a ação serviu para abordar critérios do racismo, a importância de preenchimento dos espaços da rede municipal, critério de raça para dar embasamento à questão de políticas estruturantes voltadas ao público negro. A capacitação também contou com a apresentação do Protocolo Municipal.

A secretária de Saúde, Laína Passos, afirmou que esse é mais um passo para a melhora dos serviços propostos pelo município. “Estamos aqui com todos os profissionais de Saúde passando todas as orientações para darmos continuidade ao nosso trabalho. A saúde de Alagoinhas tem dado passos largos para a excelência, e é por meio dessas ações, que levamos os serviços para todos da nossa população”, explicou.

A apoiadora das medidas, a vereadora Juci Cardoso, enalteceu a iniciativa. “Os trabalhadores da saúde são fundamentais no processo de desenvolvimento da cidade. E vocês que acompanham o dia a dia do SUS sabem como diabetes, hipertensão, mioma uterino, é uma rotina nos atendimentos e são doenças prevalentes na população negra. Nós somos aqui no nossa cidade 83% de negros. E pra mim hoje é um dia muito especial porque é um avanço nunca antes registrado na nossa cidade e no SUS”, concluiu.
Confira mais imagens:

Por betonews fonte:
 Secom
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.
Fábrica de sorvete e picolé Puro sabor 



Nenhum comentário