Breaking News

Morre Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, aos 87 anos

           Foto/Vaticano / Divulgação
Morreu, nesta segunda-feira, Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. Ele tinha 87 anos e lutava contra um câncer no pulmão. De acordo com o médico Rodrigo Paulino, o óbito foi pouco depois das 9h. O velório de Dom Cláudio acontecerá na Catedral Metropolitana de SP, localizada na Praça da Sé. No local serão celebradas Santas Missas em diferentes horários, que ainda serão comunicados, informou nota divulgada pelo arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer.


Dor insuportável: Mãe de brasileiro morto na guerra da Ucrânia se despede em post
Guerra na Ucrânia: Família confirma morte de mais um brasileiro que lutava no conflito
Franciscano, Dom Cláudio era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. No Conclave em que foi escolhido o Papa Francisco, em 2013, foi revelado que a escolha do novo líder da Igreja Católica foi inspirada pelo religioso brasileiro.


O arcebispo emérito era conhecido também por defender as causas indígenas. No Sínodo da Amazônia, em Roma, em 2019, ele defendeu a demarcação de terras indígenas, o que chamou de "fundamental" para eles e para a preservação da floresta.

Dom Cláudio nasceu em Salvador do Sul, no Rio Grande do Sul, e entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores. Ele recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. O religioso foi bispo diocesano de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza, no Ceará,e Arcebispo de SP.

Em 2006, Dom Cláudio foi chamado para ir a Roma para ocupar o cargo de Prefeito da Congregação para o Clero, onde ficou até 2010, ao ser substituído por limite de idade. De volta ao Brasil, o religioso foi nomeado presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele permaneceu no cargo até março de 2022.

O arcebispo emérito ajudou a criar a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), sendo seu primeiro presidente, em 2014. Cinco anos depois, Dom Cláudio foi relator-geral do Sínodo para a Amazônia. Entre julho de 2020 e março de 2022 o religioso presidiu a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Por betonews fonte: O Globo 
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.


Nenhum comentário