Breaking News

Testagem mais segura para Covid-19 é oferecida na rede municipal de Alagoinhas (BA).

Considerado pelas autoridades de saúde e comunidade científica o teste mais seguro na detecção da Covid-19, o exame RT-PCR pode ser realizado em qualquer uma das 27 unidades de saúde de Alagoinhas (BA). A população pode realizar a coleta swab nasal assim que observar os sintomas da doença. As amostras são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) que entrega o resultado entre 3 a 5 dias, mesmo atendendo todos os municípios baianos.


Para além do tipo da testagem, a atitude imediata e muito recomendada pelas autoridades de saúde para a pessoa que identifica os primeiros sintomas da Covid-19 é rapidamente se isolar para evitar a propagação do vírus.

 RT-PCR ou Teste Rápido?

A testagem pelo RT-PCR é a que tem função efetivamente diagnóstica, considerado o teste definitivo pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Através dele é possível detectar uma parte do RNA do vírus que é a identidade dele, sem a possibilidade de confundir o resultado com qualquer outro agente viral.

Já os testes rápidos não possuem a função diagnóstica. Eles são mais usados para auxiliar no mapeamento da população imunizada, que já teve contato com o vírus, como aconteceu em Alagoinhas nos primeiros meses da pandemia, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Núcleo Regional de Saúde, através das portarias publicadas. 

Tem sido comum ver os testes rápidos apresentarem resultados falso-negativos porque é um mecanismo que atua na fase de recuperação, que é de 8 a 10 dias, o que pode ser tarde para uma intervenção clínica ou para se interromper a transmissão.

“As unidades de saúde de Alagoinhas estão aptas a atender paciente sintomático no ambulatório, fazer a triagem, a testagem mais segura que é o RT-PCR e a UPA de Santa Terezinha é referência no enfrentamento da doença com uma equipe até superior à demanda atual”, destaca Joaquim Neto, médico e prefeito de Alagoinhas.

 Por betonews fonte: SECOM 

https://delivery.menew.com.br/afrodisiaco-pizzaria

Nenhum comentário