Breaking News

O mapa 3D escupido em pedra de 4 mil anos, encontrado em porão de castelo na França.

Uma pedra da Idade do Bronze pode ser o mapa tridimensional mais antigo da Europa, dizem pesquisadores.
A placa, de 2 metros por 1,5 metro, foi descoberta em 1900 e acabou se perdendo na história. Mais de cem anos depois, foi encontrada novamente no porão de um castelo na França, em 2014.
Arqueólogos que estudaram os padrões gravados na pedra de 4 mil anos dizem acreditar que as marcas revelam o mapa de uma área no oeste da Bretanha, na França.

Eles dizem que isso tornaria a placa o mais antigo mapa em 3D de uma área conhecida na Europa.
Os pesquisadores dizem que os recortes são uma representação 3D do vale do rio Odet. Eles explicam que as linhas parecem representar a rede de rios que percorrem a área.

Um trabalho de geolocalização revelou que o território representado na laje tem precisão de 80% em relação a um trecho de 29 km do rio.

"Este é provavelmente o mapa mais antigo de um território já identificado", disse o Clément Nicolas, da Universidade de Bournemouth, um dos autores do estudo, à BBC.

"Há muitos desses mapas esculpidos em pedra em todo o mundo. Geralmente, são apenas interpretações. Mas esta é a primeira vez que um mapa retrata uma área em uma escala específica. "

Nicolas explicou ainda que o mapa pode ter sido usado para demarcar a região.

"Foi provavelmente uma forma de afirmar a propriedade do território por um príncipe ou rei da época", disse ele.

A descoberta mostra que nossos antepassados tinham ferramentas de localização mais sofisticadas do que muitos podem imaginar.

Por Betonews fonte,G1 notícias.

Nenhum comentário