Breaking News

UPA de Alagoinhas adota bolha de contenção, equipamento que diminui necessidade de respirador

A insuficiência respiratória aguda – conforme lembra a fisioterapeuta líder da UPA de Santa Terezinha, Grasiele Faro – está entre os principais problemas apresentados por pessoas com sintomas graves do novo coronavírus. “O uso da VNI vem ganhando espaço nas unidades e serviços de atendimento para casos de Covid-19. Hoje, não há dúvidas de que essa técnica, em grupos selecionados de pacientes, é responsável pela diminuição da necessidade de intubação, mortalidade e custos do tratamento. Alguns estudos mostraram que o uso de terapias não invasivas reduz em até 61% a necessidade de intubação do paciente com complicações pulmonares decorrentes do coronavírus”, conta.

De acordo com ela, a bolha de contenção é um recurso utilizado para conter o aerossol produzido durante a aplicação da VNI: “com potencial capacidade para eliminar ou minimizar a disseminação viral”.

UPA de Santa Terezinha

Inaugurada em 29 de abril do ano passado, a UPA de Santa Terezinha é a única unidade de complexidade intermediária da cidade de Alagoinhas.

Em atendimento exclusivo para pacientes com suspeita e/ou confirmação do novo coronavírus, a UPA registrou, nos últimos três meses, um aumento de 291,46% na média de atendimentos realizados. No mesmo período, houve crescimento de 51% na média de testagem, com teste rápido e do tipo RT-PCR, no local.

Se até novembro de 2020, a média mensal de atendimentos na UPA de Santa Terezinha era de 386,5, a realidade atual é bem diferente, já que os meses de dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021 fecharam com a média de 1513 atendimentos ao mês. Outro indicador que também sofreu alteração foi o de internamento: antes do último mês de dezembro, havia média mensal de 39,3. De dezembro em diante, o número passou para 28,7.
Por Betonews fonte, prefeitura municipal de Alagoinhas.

Nenhum comentário