Breaking News

Prefeito diz a médicos que vai devolver UTI móvel do SAMU.

Em uma conversa em grupo de WhatsApp, o prefeito de Santaluz, Arismário Barbosa Júnior (Avante), que também é médico, informou que vai devolver a UTI Móvel do Samu conseguida pelo município junto ao governo federal.

Entregue em julho do ano passado, a unidade é totalmente adaptada com equipamentos necessários para realizar atendimentos emergenciais mais complexos, conforme especificações de suporte avançado do Ministério da Saúde.

Um médico que faz parte do grupo de WhatsApp disse ao Notícias de Santaluz, sob condição de anonimato, que a indefinição vem se arrastando há algum tempo, e que no fim da noite de terça-feira (9) o prefeito anunciou a sua decisão, embora ainda não tenha a tornado pública e nem tão pouco oficial.

“A minha decisão é pela permanência da unidade básica (…) apenas”, escreveu o prefeito sem dar detalhes, segundo o médico. Outra fonte ouvida pela reportagem disse que o gestor vem dizendo que considera o Samu inviável para o município.


Comunicado feito pelo prefeito foi transmitido em grupo do Samu de Santaluz. 
O anúncio feito por Arismário transmitida em um grupo de WhatsApp do Samu e também pegou de surpresa os demais funcionários do serviço de emergência, a exemplo de enfermeiros e condutores de ambulância, entre outros. “Também nos pegou de surpresa”, disse um membro do grupo.

O Notícais de Santaluz entrou em contato com o gabinete da prefeitura de Santaluz para pedir esclarecimentos sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Sobre o Samu

O Samu 192 é um serviço territorializado e móvel que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas de alguma situação de urgência ou emergência aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

“É como se fosse hospital móvel, com um diferencial grande para a saúde do paciente, já que realiza o atendimento in loco, diminuindo riscos e sequelas. A UTI móvel do Samu é uma preciosidade, uma coisa que poucas cidades têm e muitas desejam”, avaliou um médico ao lamentar a decisão tomada pelo prefeito de Santaluz.
Por Betonews fonte,Santa luz notícias.

Nenhum comentário