Breaking News

Pacientes em hemodiálise na Bahia serão vacinados contra Covid-19.

Os pacientes em hemodiálise na Bahia serão vacinados contra a Covid-19 já a partir desta segunda-feira (22). Na noite desta sexta-feira (19), a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) aprovou a resolução CIB 41/2021, que garante a vacinação dos pacientes com problemas renais. 

O pedido foi feito pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A entidade espera que o efeito da resolução não seja apenas local. “Que essa resolução possa abrir um precedente e outros estados sigam essa decisão acertada da Bahia”, diz a SBN nas redes sociais.

 
De acordo com Censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia de 2019, vivem na Bahia 10 mil dos 140 mil pacientes renais crônicos existentes no Brasil. Deste total, aproximadamente 8 mil necessitam se deslocar de suas residências, às vezes de suas cidades, para se submeterem às sessões de hemodiálise até três vezes por semana, uma exposição que, em tempos de pandemia, eleva de 5 até 20 vezes, de acordo com estudos, os riscos de infecção pela Covid-19 a um grupo já listado como suscetível a apresentação de quadros graves e óbito em decorrência da doença. 

 
Ao Bahia Notícias, no início deste mês de março, a SBN declarou que fez o pedido de inclusão dos pacientes renais no grupo prioritário de vacinação (veja aqui). A hemodiálise é um tratamento que realiza a filtragem das substâncias indesejáveis do sangue através de uma máquina. De forma simplificada, o procedimento funciona como um “rim artificial”.

Por Betonews fonte, Bahia notícias.

Nenhum comentário