Breaking News

Morte de homem negro em supermercado no RS: veja repercussão

 morte de um homem negro dentro de um supermercadode Porto Alegre repercutiu entre autoridades e virou um dos assuntos mais comentados da rede social Twitter nesta sexta-feira (20).

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em uma unidade do Carrefour nesta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. As imagens da agressão foram gravadas e circulam nas redes sociais (veja vídeo acima; as imagens são fortes).

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que houve "excesso de violência". Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que "o bárbaro homicídio praticado no Carrefour escancara a obrigação de sermos implacáveis no combate ao racismo estrutural". Sem citar a raça da vítima, Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, disse que "a vida de mais um brasileiro foi brutalmente ceifada no estacionamento de um supermercado."

Veja a repercussão:

Eduardo Leite, governador do RS

"Hoje é dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Exatamente aqui estou com o material da PC porque o nosso governo criou no ano passado um departamento de proteção a grupos vulneráveis, dentro dele vamos inaugurar nos próximos dias uma delegacia para apurar os crimes de intolerância, contra diversos grupos. Infelizmente nesse dia que nós deveríamos estar celebrando essas políticas públicas nos deparamos com cenas que deixam todos indignados pelo excesso de violência, que levou a morte de um cidadão negro, em um supermercado da capital gaúcha. Todas as circunstâncias em que esse crime aconteceu estão sendo apuradas, para que sejam punidos os responsáveis. Os inquéritos policiais estão sendo levados adiante com muito rigor, aqueles que se envolveram detidos, e já apresentado o inquérito por homicídio triplamente qualificado, toda investigação vai se dar no curso do processo."


Por Beto News. Fonte G1


Nenhum comentário