Breaking News

Continua aberto o cadastro online para o mapeamento artístico-cultural em Alagoinhas; inscrições vão até 30 de junho

A Prefeitura disponibilizou um link, por meio do site institucional, e informa que o cadastramento dos artistas locais continua aberto, em Alagoinhas; os interessados têm até o fim do mês para preencher os dados. A iniciativa conta com apoio do Conselho Municipal de Cultura e partiu da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), que convida músicos, agentes, agitadores, produtores, artistas, escritores, comunicadores, artesãos, povos de comunidades tradicionais e terreiros a preencherem o cadastro que vai integrar o sistema de informação e indicadores culturais do município. Com o mapeamento artístico-cultural, o poder público busca criar estratégias de apoio/divulgação das produções diversas, identificar os grupos, pensar formas de trazer visibilidade às práticas e fortalecer as redes de cultura.
Segundo o secretário interino de cultura, esporte e turismo, Afrânio Góes, podem se inscrever tanto pessoas físicas quanto organizações, instituições e coletivos. “O levantamento desses dados é fundamental não apenas para que a gente possa reconhecer a vasta produção cultural do nosso território, mas também para que, enquanto poder público, possamos identificar esses grupos, entender as criações/produções, as categorias, necessidades e, a partir disso, desenvolver ações que contribuam para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento desses artistas nas suas mais diversas expressões”, ressaltou. De acordo com ele, o mapeamento vai orientar as políticas públicas culturais a serem implementadas em cada localidade do município e deve fazer parte do Sistema Municipal de Cultura, constituindo informações e indicadores culturais da cidade.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Karlinhos Zambê, mais do que um formulário, o mapeamento é uma forma de perceber, enunciar e trazer luz às pessoas que se dedicam a pensar e fazer cultura no município. “O mapeamento é uma das ferramentas mais importantes para saber quem somos, de fato; para buscarmos direitos – quando não temos a ideia de quem somos e de quantos somos –, fica mais difícil responder à demanda da categoria. Os artistas devem se cadastrar não por um benefício que se tenha agora, mas por respeito à sua profissão, ao seu trabalho. O mapeamento está declarando que ele, enquanto artista, existe, que ele trabalha e que ele produz cultura. Acho que o mais importante é a gente saber quem realmente são os ‘fazedores’ que cultura da nossa região”, enfatizou Zambê.
A orientação da SECET é para que os artistas preencham o formulário destinado às suas atividades, sejam eles agentes individuais ou organizações/instituições. No caso de grupos, organizações ou instituições, a recomendação é para que, além da ficha do grupo, cada integrante preencha também o seu cadastro individual. No campo sobre a principal demanda do segmento, deve ser informada pelo menos uma necessidade à qual o poder público possa oferecer alguma contribuição. O intuito é que o item seja preenchido com a sugestão de algo que traga a melhoria da atividade artística/cultural do seu segmento.
A Prefeitura comunica ainda que é importante preencher e confirmar, no espaço especificado, o e-mail, pois é através deste canal que a SECET irá fazer o contato e enviar informativos. Dados de documentação e endereço ficarão restritos ao acesso de funcionários envolvidos com a atividade do mapeamento. O cadastramento pode ser realizado até o dia 30 de junho e ficará, a partir da referida data, indisponível para compilação dos dados.


Confira os links:

MAPEAMENTO ARTÍSTICO-CULTURAL >>> https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/cultura/

Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

2 comentários:

  1. Muito parabéns pela feliz iniciativa.
    Educação e cultura não se faz só se tiver estruturas físicas exuberantes.
    Arte se faz em qualquer lugar, até mesmo nos mais simples, contanto que se coloque o amor e os sonhos acima dessas coisas citadas.

    ResponderExcluir
  2. Educação e cultura faz bem a todos.
    Eleva a estima e nos faz viajar no imaginário!

    ResponderExcluir