Breaking News

Alagoinhas: Começa na segunda-feira (11) a 3ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza

A partir de segunda-feira (11), quando começa a 3ª etapa da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, professores (de escolas públicas e privadas) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade também entram para o quadro vacinal e podem receber a dose.
Seguindo as orientações do Núcleo Regional de Saúde e as recomendações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações, a Prefeitura adianta a vacinação dos grupos prioritários e avança em cobertura. O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), é diminuir a situação endêmica dos vírus respiratórios mais comuns, diante do enfrentamento à pandemia. Embora não seja eficaz contra a COVID-19, a vacinação contra Influenza auxilia os profissionais da área na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que existem semelhanças entre os sintomas.
A SESAU ressaltou ainda que a vacina reduz comprovadamente a mortalidade e resguarda as pessoas mais vulneráveis contra doenças respiratórias, com impactos também no que se refere ao sistema de saúde, que tem sido sobrecarregado, no mundo todo, em decorrência da expansão da COVID-19.
Para abarcar a demanda, assegurar a imunização dos grupos contra Influenza e facilitar o acesso, evitando aglomerações nos pontos de vacina, a Secretaria de Saúde de Alagoinhas mantém, das 8h às 12h, durante toda a semana, o sistema Drive Thru de vacinação, na Estação de Transporte Alternativo, e direciona equipes para pontos fixos de imunização em unidades de saúde da zona urbana e da zona rural. Além disso, a SESAU lança mão de estratégia e desloca, a partir de terça-feira (12), também uma equipe para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), onde um ponto volante será estruturado. O intuito é que, no local, sejam imunizados professores, tanto da rede pública quanto da rede privada.
“É importante destacar que as pessoas dos grupos anteriores, que perderam a 1ª ou a 2ª etapa da campanha, têm direito à vacina e ainda podem se imunizar. Basta procurar um dos nossos pontos de vacinação”, destacou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.
A SESAU reforçou ainda que as equipes trabalham com o cumprimento, em integralidade, dos protocolos nacionais e medidas preventivas, como a higienização constante das mãos e o distanciamento entre pessoas, nas áreas de espera, diante do enfrentamento à pandemia. Estendida pelo Ministério da Saúde, a previsão é que a campanha nacional de vacinação contra a gripe se encerre no dia 5 de junho. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Alagoinhas, o intuito do município é atingir a marca de mais de 41 mil pessoas imunizadas até esta data.
Confira os pontos de vacinação:
📍Drive Thru– Estação de Transbordo – Das 8h às 12h
ZONA URBANA – Das 8h às 16h
📍USF Nova Esperança
📍USF Praça Kennedy
📍USF Nossa Senhora de Fatima
📍USF Flávio Cavalcante
📍USF Lírio dos Vales
📍USF Nova Brasília
📍USF Urbis 3
📍USF São José Operário
📍USF Santo Antônio
📍USF Zona rural (atrás do Santíssimo)

ZONA RURAL – Das 8h às 15h
📍USF Riacho da Guia
📍USF Sauípe/ Disai
📍USF Estevão
📍USF Portões
📍USF Boa união
📍USF Miguel Velho

De 11 a 15 de maio, vacinação também: 📍USF Santa Terezinha / 📍USF Pau Brasil / 📍USF Sagrada Família
De 18 a 22 de maio, vacinação também: 📍USF São Cristóvão / 📍USF 21 de Setembro
Para quais públicos a vacinação também está aberta, além de professores e crianças de 6 meses a menores de 6 anos?
– Gestantes;
– Puérperas;
– Adultos de 55 a 59 anos;
– Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico);
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade;
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
– Caminhoneiros;
– Idosos;
– Profissionais de saúde.

 Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas

Nenhum comentário