Breaking News

Prefeitura amplia assistência em saúde à comunidade: ordem de serviço para o início das obras da USF Nova Brasília foi assinada nesta quinta-feira

O prefeito Joaquim Neto assinou, na manhã desta quinta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras da Unidade de Saúde Nova Brasília, no Barreiro, que será completamente reformada e ampliada, atendendo à solicitação dos moradores.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, com emenda do vereador Anderson Baqueiro e a Associação de Moradores do bairro. Com o investimento de R$ 148 mil reais, a unidade dobrará a capacidade de atendimento, assegurando a assistência em saúde a uma área até então descoberta. Serão beneficiados diretamente os moradores do Conjunto Bom Viver, do Porto Feliz e do Residencial Alagoinhas.
“Hoje a saúde da nossa cidade deu mais um grande passo. Assinei ordem de serviço para ampliação da Unidade de Saúde de Nova Brasília. Com obra, dobraremos a capacidade de atendimento e levaremos saúde para quem mais precisa. Me sinto honrado e orgulhoso demais em poder oferecer para nossa população condições melhores de vida. Essa unidade aqui serve atualmente a 4 mil pessoas. Não é pouco. Agora, 8 mil pessoas poderão ser atendidas, em média, por essa unidade”, ressaltou o prefeito Joaquim Neto.

 A presidente da associação de moradores, Lucimeire Araújo, destacou a importância das reuniões com a comunidade para que a intervenção significativa pudesse se concretizar e salientou que a obra traz novas perspectivas, com assistência em saúde para pessoas que, até então, pertenciam a áreas descobertas. O vice-presidente da associação Nova Brasília, José Carlos, popularmente conhecido como “Neném Capenga”, chamou a atenção para o resultado positivo da união entre esfera pública e comunidade, e a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, enfatizou que a ação não é isolada. Outras 3 ordens de serviço serão dadas até o início da próxima semana, para obras da saúde.
Ainda segundo a gestora da pasta, o resultado do investimento nas unidades é significativo: Alagoinhas saltou de uma média de 60% de cobertura em Atenção Básica, em 2016, para 77,77%, em 2019.
A previsão é que já no 1° semestre de 2020 a Unidade de Saúde Nova Brasília seja inaugurada com nova estrutura.
Histórico
Desativada durante um período de 11 anos, a estrutura anexa à USF Nova Brasília funcionou, durante 8 anos, como unidade de ensino para crianças de 5 a 10 anos de idade. O espaço, entretanto, foi abandonado após a desativação. Em 2019, atendendo à solicitação de moradores, o prefeito Joaquim Neto e a secretária Rosania Rabelo assinaram o documento para a revitalização do local, que vai abrigar mais uma equipe de saúde da família. A emenda é do vereador Anderson Baqueiro.


Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário