Breaking News

Confira o significado da música Vento No Litoral

Fazer um mergulho nas canções do Legião Urbana é sempre um desafio, afinal, a banda marcou o rock nacional dos anos 80 com letras profundas, políticas e, acima de tudo, poéticas.
A música Vento No Litoral expressa muito bem a genialidade e a sensibilidade do líder Renato Russo. A canção foi composta por Renato e Dado Villa-Lobos e faz parte do álbum V, lançado em 1991.
A letra expressa o sofrimento causado pela saudade e a dificuldade em lidar com a dor. Vamos nos aprofundar mais e analisar trecho a trecho dessa bela canção?

Significado da música Vento No Litoral

No começo da música observamos a dor de alguém que chega em uma praia para tentar distrair a mente após o término de um relacionamento ou a perda de alguém muito especial.
A partir disso, o personagem faz algumas reflexões sobre o seu estado, sobre o que poderia ter sido e como ele pode fazer para seguir adiante.
Vamos compreender melhor o significado de Vento No Litoral? Aproveite para ouvir e deixar o sentimento te conduzir para o melhor lugar!
De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Na primeira estrofe, temos a presença de um personagem que se sente perdido e escolhe como refúgio ir até a praia para tentar esquecer a dor.
É uma forma de ver na natureza a possibilidade de reconexão, permitindo, assim, que o vento leve embora as angústias, as dores e a saudade de alguém que partiu. Não se sabe se o personagem foi deixado ou se a pessoa morreu.
É importante ressaltar que há algumas interpretações que sugerem uma tentativa de suicídio por parte do personagem pelo fato do mesmo mencionar subir nas pedras e tentar deixar a onda acertar. É como se ele estivesse com a intenção de se jogar ou permitir que a natureza cumprisse esse papel.
Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim? 
Aqui, é possível reparar que Renato sugere que a tristeza se dá por causa de uma pessoa. Durante uma relação, seja ela amorosa, familiar ou de amizade, costumamos fazer planos e ter ideias em conjunto.
Acontece que o personagem sabe que agora está sozinho, o outro não existe mais ou partiu. O que resta são apenas as lembranças internas. O outro se foi, mas ainda segue vivo dentro do personagem. Mesmo com a dor, ele percebe que olhar o mar se torna um remédio, uma forma de distração.
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua e se entregar é uma bobagem 

A separação se deu pelas interferências e o curso da vida em si, algo que está acima da compreensão humana. Fala ainda sobre a dificuldade de viver sem a pessoa, principalmente porque ela está na mente do personagem o tempo todo. Ilustra um luto. Afinal, como lidar com a ausência de alguém que até ontem estava presente e com tantos sonhos compartilhados?
São inúmeros sonhos compartilhados e é exatamente isso que dá vida a esse encontro. Duas almas em busca de viver experiências e caminhando juntos.
Este trecho, vemos a constatação do personagem de que ele precisa seguir em frente. É como se a natureza, ao olhar o mar, tivesse dado a ele a lucidez necessária para perceber que ainda vale a pena tentar viver. Se entregar agora seria uma estupidez, uma bobagem.
Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem 
É como se ele se acolhesse por completo nessa estrofe, afirmando, inclusive, que existe o desejo de ao menos ser feliz, mesmo sem a presença da pessoa que partiu.
Ele lamenta, questionando que havia um plano deles ficarem juntos e bem, porém, agora ele precisa se cuidar e encarar a vida de outra forma. Quem sabe se permitir outros planos.
Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Cavalos-marinhos
Ainda no mar, ele vê cavalos-marinhos, considerados símbolos de poder e força na cultura grega. Há uma interpretação muito interessante deste trecho que sugere que Renato colocou na letra de Vento No Litoral a palavra cavalos-marinhos insinuando a relação dele com o seu companheiro, pois eles são vistos como animais fiéis. 
Na simbologia, os cavalos-marinhos são reconhecidos como seres persistentes e generosos. É como se o personagem tivesse, aqui, encontrado a esperança que precisava para recomeçar a sua vida.
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Fechando a canção, ele permite que o vento leve tudo, principalmente a tristeza. Ele agora sabe que precisa ressignificar essa perda para que algo novo surja dentro dele.
Certamente, escrever Vento No Litoral deve ter representado uma grande catarse para Renato. São muitas as pessoas que relatam se emocionar sempre ao ouvir a canção, o que mostra que existe uma energia muito forte na letra, algo que nos ajuda a limpar sentimentos do passado.
Diversos significados em Vento No Litoral
Ouvir Legião é se permitir chorar, sorrir e botar pra fora a revolta com as diferenças sociais e com a política. Formada em Brasília, em 1982, a Legião Urbana vendeu mais de 25 milhões de discos e marcou toda uma geração de jovens.
As letras da Legião costumam dar margem para diversos significados, cada um acaba compreendendo de acordo com o que está sentindo naquele momento, e esse é o grande poder da música: deixar que a mensagem fique aberta e se conecte com cada um de forma diferente.
Créditos: Divulgação.
Há relatos, por exemplo, de que Vento No Litoral tenha sido composta por Renato após a morte de um companheiro. Apesar de fazer bastante sentido ao prestarmos atenção na letra, a interpretação é livre e se alinha com aquilo que cada coração sente
Conheça mais sobre a banda Legião Urbana 
É indiscutível o quanto Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos contribuíram para o rock e a música nacional de maneira geral. Venha se aprofundar um pouco mais na história e conheça o legado da Legião Urbana.

 Por Beto News

Nenhum comentário