PRESSÃO NO BOLSO: Salvador aparece entre as cidades com maior inflação do Brasil em janeiro
Salvador registrou a segunda maior inflação do país em janeiro, atingindo o índice de 0,52%, segundo dados do IBGE. O resultado da capital baiana ficou bem acima da média nacional de 0,33% e foi pressionado, em grande parte, pelo reajuste de 5,36% nas passagens de ônibus urbano. Apesar de elevado, o número representa uma leve desaceleração em relação a dezembro, quando a cidade havia marcado uma alta de preços de 0,59%.
No cenário de longo prazo, a capital apresenta um desempenho mais estável que o restante do Brasil: o acumulado dos últimos 12 meses em Salvador é de 3,94%, índice inferior aos 4,44% da média nacional. Esse equilíbrio ocorre mesmo com a alta de 2,06% na gasolina e a disparada de 20,52% no preço do tomate, que pesaram no bolso do consumidor no início deste ano e anularam o alívio gerado pela queda de 2,73% nos custos da energia elétrica residencial.
Entre as 16 capitais pesquisadas pelo instituto, Salvador só ficou atrás de Rio Branco (0,81%) no ranking mensal, superando a variação de preços de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. O comportamento dos preços na cidade reflete a forte pressão do setor de Transportes, onde, além das passagens, o aumento nos combustíveis como o etanol (3,44%) contribuiu para manter o índice local em um patamar elevado no primeiro mês do ano.
As informações são do site Bahia Notícias
Fonte e foto Site Alô Juca

Nenhum comentário