URGENTE: Polícia Federal prende mulher e filho de Binho Galinha; 4 policiais militares também foram presos
A mulher e o filho do Deputado Estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha, foram presos durante a "Operação Estado Anômico", deflagrada nesta quarta-feira (1º) na Bahia. A ação conjunta da Polícia Federal (PF), do Ministério Público da Bahia (MPBA/Gaeco) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mira uma organização criminosa liderada pelo deputado.
Além dos familiares, quatro policiais militares que faziam a segurança e participavam de esquemas com Binho Galinha também foram localizados e tiveram mandados de prisão cumpridos pela PF. O próprio parlamentar, no entanto, não foi encontrado pelas equipes e possui um mandado de prisão preventiva expedido, estando agora foragido.
A operação teve como alvo dez pessoas em Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. A investigação aponta que o grupo liderado pelo deputado Kléber Almeida estava envolvido em uma série de crimes, incluindo lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem (empréstimo com juros abusivos), receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico. As autoridades constataram que, mesmo estando sob medidas cautelares aplicadas anteriormente, o parlamentar manteve a liderança da organização criminosa, utilizando empresas de fachada e "laranjas" para movimentar os recursos obtidos de forma ilícita.
Para desmantelar a estrutura financeira do esquema, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados. Além disso, uma empresa que estava sendo utilizada especificamente para a lavagem de dinheiro teve suas atividades suspensas. A "Operação Estado Anômico" é um desdobramento da "Operação El Patrón", iniciada em dezembro de 2023, que já havia resultado em denúncias do MPBA contra 15 indivíduos, incluindo o deputado e membros de sua família.
Fonte e foto Site Alô Juca
Nenhum comentário