PARTO SURPRESA: com dores abdominais, mulher procura unidade de saúde em Brotas e dá à luz a primeira filha
Sem saber que estava grávida, uma mulher de 38 anos deu à luz a um bebê em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na segunda-feira (9), no bairro Brotas, em Salvador. Esse é o terceiro caso de “parto surpresa” registrado na unidade, nos primeiros seis meses de 2025.
De acordo com as informações do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Iria Nilza Soares Nascimento, que é solteira e estava na primeira gestação, procurou atendimento no local por volta das 4h com fortes dores abdominais.
Classificada como caso de média prioridade, ela foi atendida pela médica Lise Oliveira, que imediatamente percebeu que os sintomas não correspondiam a uma dor abdominal comum.
Conforme o Instituto, a pequena Vitória nasceu corada, chorosa e com ótima vitalidade, às 5h. A assistência neonatal foi realizada pelos médicos pediatras Luana Mascarenhas Couto e João Henrique Fonseca do Nascimento, que prestaram os primeiros cuidados.
A médica também enfatizou a complexidade do caso e a importância da escuta clínica e do cuidado humanizado.
“Mesmo com recursos limitados, conseguimos agir com agilidade e sensibilidade. Cada minuto fez diferença. Foi um trabalho de conexão com a paciente e com toda a equipe. Vitória chegou em meio ao caos, mas nasceu em paz. Isso não tem preço”, ressaltou Lise Oliveira.
Depois do nascimento, mãe e filha foram encaminhadas com segurança por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), onde permanecem sob cuidados médicos e passam bem.
Fonte e foto Site Alô Juca
Nenhum comentário