Breaking News

IMUNIZAÇÃO? Dengue: vacina Qdenga é segura? Tire suas dúvidas

Ministério da Saúde espera contar com 6 milhões e 300 mil doses da Qdenga - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil



Chamada de Qdenga, a vacina contra a dengue está sendo distribuída de forma gratuita para jovens de 10 a 14 anos. Ela foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) por meio do Ministério da Saúde. A iniciativa fez o Brasil se tornar o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. Mas afinal, o imunizante é seguro? O Portal A TARDE vai detalhar informações importantes sobre o assunto.



O planejamento do Ministério da Saúde para 2024 é contar com 6 milhões e 300 mil doses da Qdenga. Nesta primeira fase, apenas crianças entre 10 e 14 anos estão sendo imunizadas em 521 cidades do Brasil com alta incidência da dengue. A vacina é considerada segura e eficaz para pessoas de 4 a 60 anos.

O imunizante pode ser utilizado mesmo se a pessoa nunca teve dengue. É uma mudança importante em comparação com a última vacina aprovada pela Anvisa no Brasil. A Dengvaxia tinha como pré-requisito um contato anterior com a doença.

Atualmente, o Brasil está lidando com um aumento expressivo nos casos de dengue. Nas primeiras semanas deste ano, foram identificados 120 mil possíveis casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, ao menos 12 mortes foram causadas por complicações decorrentes das infecções.

Sobre a vacina

A Qdenga contém vírus vivos da dengue, que foram enfraquecidos de maneira controlada. A técnica provoca uma resposta imunológica eficaz, evitando a doença completa e abrindo espaço para uma rápida reação do corpo em casos de contato real com a doença. A vacina deve ter duas doses, com intervalo de três meses. A eficácia global divulgada pela empresa que produziu a vacina é de 80%.



De acordo com a Anvisa, mesmo que os públicos mais vulneráveis da doença sejam crianças pequenas e idosos, a vacina é indicada para todos, desde que tenha mais de quatro anos e menos de 60. Ainda não existem estudos que avaliem a eficácia da vacina fora dessa faixa etária. Gestantes ou pessoas com alergia a algum dos componentes do imunizante ou com sistema imunológico comprometido não podem utilizar a Qdenga.


Por Betonews fonte: A Tarde 
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 








Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:







Nenhum comentário