Breaking News

Riacho da guia comemora reinauguração da escola municipal dr. jairo azi e o lançamento de um pacote de obras da prefeitura de alagoinhas para a comunidade

            Foto: Roberto Fonseca
Em uma noite de grande celebração, na segunda-feira, dia 1º de agosto de 2022, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), reinaugurou a Escola Municipal Dr. Jairo Azi, em Riacho da Guia. A unidade escolar foi entregue completamente requalificada, restando, da antiga estrutura, pouco mais do que as paredes. Na ocasião, a gestão Joaquim Neto também anunciou um pacote de obras para o distrito, que inclui a requalificação da Praça de Conceição, a duplicação da Ponte do Riacho da Guia, reforma da Unidade de Saúde, pavimentações diversas, dentre outras.Na reforma histórica – uma vez que a escola nunca havia tido uma grande intervenção, em mais de 40 anos de funcionamento – foram investidos, com recursos próprios, mais de um milhão de reais (R$ 1.350.000,00). “Desde o piso de alta resistência até a troca do telhado, janelas em blindex, grades, toda a parte elétrica e hidráulica revisada, foi feita uma reforma ao gosto da gestão escolar”, salientou o secretário Gustavo Carmo.
             Foto: Roberto Fonseca

“Aqui não tem 1 real do Fundef, dos precatórios ou de qualquer outra fonte. Tudo foi feito com recursos próprios, pela Fonte 01, porque é um compromisso do prefeito o investimento em Educação”. O secretário da pasta declarou que, em toda a rede municipal de ensino, está sendo feita a substituição de mobiliários e destacou a implantação de um laboratório de informática na unidade escolar reinaugurada em Riacho da Guia, “com 15 computadores novos”.

Gustavo Carmo também abordou a instalação de uma Giroteca na Jairo Azi , “um equipamento maravilhoso! São 2.000 livros físicos, 2.000 livros digitais, 40 tablets, mais computadores” e ressaltou a importância de investimentos tecnológicos para a qualidade do ensino. “É um equívoco achar que não se deve fazer esse tipo de investimento na Educação pública. Vamos fazer inclusão digital, vamos trazer robótica para a escola, vamos sim, esse é o desejo do prefeito e o que está planejado na Secretaria da Educação!”.
           Foto: Roberto Fonseca
O secretário da Educação lembrou que já está instalado o leitor facial na Escola Municipal Dr. Jairo Azi. O equipamento fará a identificação dos estudantes que adentrarem a escola, enviando, automaticamente, uma mensagem aos pais. O recurso, que operará em toda a rede de ensino, também irá auxiliar na mensuração da merenda escolar diária, na otimização do tempo do professor e na identificação, pela SEDUC, de alunos faltosos, a fim de sanar o problema da evasão escolar.

Solenidade

A mesa solene foi composta pelo prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, o Secretário Gustavo Carmo, o secretário de Relações Institucionais Noberto Alves Moita, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Cleto, os vereadores Djalma Santos , Gode Luxo, Paulo Codoro, Anselmo Bal e Márcio da Cavada, além da diretora da unidade escolar Sônia Maria Santos da Silva, a representante dos professores Dulcinéia Lima, a representante dos pais Mariluce Santana, a representante dos estudantes Mariane Santana, o Presidente da Associação de Riacho da Guia Ivan Luis e o ex-vereador Jorge Mendes.

O presidente da Associação de Riacho da Guia, Ivan Luiz, falou do orgulho em representar a comunidade, agradeceu ao prefeito e à gestão escolar e falou da “luta e objetivo maior de deixar esse colégio maravilhoso para os nossos filhos”. Representando os pais e mães dos estudantes, Mariluce Santana disse se sentir feliz “em fazer parte desse novo ciclo da nossa escola, não esquecendo que fui aluna e que agora sou mãe de aluno”.

Foto: Roberto Fonseca

A estudante Mariane dos Santos, “em nome da família Jairo Azi”, agradeceu “a reforma almejada” e reiterou a “lutou incansável para que a escola ganhasse um ambiente adequado. “Nós, alunos, prometemos zelar por esse colégio e retribuiremos nos dedicando aos nossos estudos”.

A representante dos docentes Dulcineia Lima falou da honra em recepcionar os presentes na nova unidade escolar, da importância dos funcionários de apoio para a manutenção da escola limpa e conservada e do compromisso dos docentes em oferecer uma educação de qualidade. Dulcineia também saudou a diretora escolar “que se manteve aqui diariamente e deixou de viver sua vida pessoal para se dedicar a essa batalha” e reiterou a presença do secretário Gustavo em constantes reuniões “para que esse sonho se concretizasse”.

Foto: Roberto Fonseca

“Toda comunidade de Riacho da Guia é testemunha do quanto a gente lutou por uma escola decente. Sempre digo que nossos alunos são os melhores da rede, os que dão os melhores resultados”, declarou a gestora escolar Sônia Maria Santos da Silva. Ela disse que, em 44 anos, a Jairo Azi  nunca havia passado por uma reforma. “Antes, apenas pintavam e só com a nova pintura, os alunos já ficaram muito felizes. Imaginem agora, com a escola do jeito que está!”. Ela agradeceu a paciência dos pais e falou sobre o vínculo afetivo que une toda a comunidade escolar, sem esquecer a importância da professora Joana, “que foi, por anos a fio, a cabeça e o coração da Jairo Azi”.

Foto: Roberto Fonseca

O histórico de lutas da comunidade em prol da escola municipal de Riacho da Guia foi contado pelo ex-vereador Jorge Mendes.  Já o secretário da SECRI e também ex-vereador pela comunidade, Noberto Moita (Bebé), além de destacar as batalhas empreendidas em prol da Educação de qualidade no distrito, fez um panorama do trabalho de cada Secretaria do Governo Joaquim Neto.

Os vereadores Paulo Codoro e Djalma Santos, filhos de Riacho da Guia, também fizeram falas entusiasmadas, frisando a dedicação de cada um pelas melhorias na comunidade e o importante papel da Secretaria da Educação na materialização da reforma tão esperada.

Foto: Roberto Fonseca

José Cleto, Presidente da Câmara de Vereadores, falou de sua alegria “ao perceber os investimentos públicos na zona rural, que antes ficavam às margem do poder público” e reiterou a necessidade de descentralização dos recursos, a fim de atender, além da sede, os distritos e povoados.

Foto: Roberto Fonseca

Em um dos momentos mais esperados da noite, o prefeito Joaquim Neto anunciou o pacote de obras para Riacho da Guia, antes do descerramento da placa de reinauguração da escola. O chefe do Executivo reiterou o quanto a sua gestão prioriza a Educação e elogiou o trabalho incansável do secretário Gustavo Carmo em prol da qualidade de ensino e da reestruturação física das unidades escolares da rede. “A paixão pela educação de Alagoinhas é o que me move. Eu aprendi, com o programa Educar pra Valer, que a gente tem que fazer tudo para oferecer o melhor para os nossos estudantes, pois uma sociedade mais justa e igualitária só é possível com investimentos maciços em Educação pública de qualidade”. Nesse sentido, a performance das escolas municipais serão reavaliadas, em outubro, pela Secretaria da Educação, a fim de manter a excelência no ensino-aprendizagem.

Foto: Roberto Fonseca

Pacote de obras para Riacho da Guia:

  • Duplicação da ponte;
  • Requalificação da praça de Conceição;
  • Reforma da Unidade de Saúde de Riacho da Guia;
  • Recapeamento da Rua Manoel Luiz de Carvalho;
  • Pavimentação da Rua dos Borges;
  • Pavimentação da Estrada do Quizambu;
  • Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Gamaleira;
  • Operação de limpeza dos rios e córregos;
  • Intervenções de Pavimentação no Km 12 (Rua Nova), Km 18, Km 19, Encantado, Sucupira e Tombador (Cuca e Igreja);
  • Pavimentação e esgotamento sanitário da Rua Magnólia Guerra.

Fotos: Roberto Fonseca

 Por betonews fonte: Secom

Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.
Fábrica de sorvete e picolé Puro sabor 



Nenhum comentário