Breaking News

Centro de Cirurgias Eletivas é inaugurado em Alagoinhas




A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inaugurou nesta segunda-feira (27), às 8h da manhã, o Centro de Cirurgias Eletivas. O equipamento funciona anexo ao Hospital Maternidade Dr. João Carlos Meireles Paolilo, na Rua Elvira Dórea, 72, e já começou a atender a população.

A reforma do anexo da Maternidade Municipal foi executada com investimento de 1,2 milhões de reais, recurso do COAPES – convênio firmado entre Secretaria de Saúde de Alagoinhas com a Faculdade Estácio de Alagoinhas – e conta com mudanças na estrutura física, hidráulica e elétrica. Já a cessão de equipamentos e mobiliário é um investimento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através das indicações de emendas parlamentares do Deputado Federal Otto Filho e doSenador Otto Alencar, e somam o valor de 1 milhão de reais.

Para o prefeito de Alagoinhas, esse novo mecanismo ajudará não só a população, mas também a todas as cidade circunvizinhas, já que o município é referência. “Fazia mais de 15 anos que não havia cirurgias eletivas e hoje nós estamos inaugurando salas de cirurgias com leitos modernos e eu só tenho a agradecer ao senador Otto Alencar, ao deputado Otto Alencar Filho que, juntamente com Ludmilla e nossa secretária Laína, conseguiram junto ao Governo do Estado trazer para Alagoinhas e para toda a região, esse Centro de Cirurgias Eletivas. Então, é com muita alegria que entregamos no dia 27 de junho, transformando essa data em uma data histórica”, afirmou.
Dentro da nova estrutura foram adicionados: recepção, same e faturamento, 03 consultórios médicos, 03 enfermarias (totalizando 20 leitos novos), 01 sala de recuperação pós-anestésica (SRPA), 02 salas cirúrgicas, 01 área de lavagem das mãos, 02 vestiários com barreira, 01 sala de guarda de material estéril, 01 sala de guarda de equipamentos, 01 farmácia satélite, 01 expurgo, 01 depósito de material de limpeza (DML) e 01 sala para administração da unidade.
A secretária de Saúde do município destaca que esse é um marco para a saúde de Alagoinhas. “É motivo de muito orgulho, de muita alegria iniciarmos essa semana com o grande marco, o grande divisor de águas na história do nosso município. Há mais de vinte anos esse anexo da Maternidade foi construído e nunca teve funcionalidade. Então, a partir de hoje, iniciaremos o serviço do Centro de Cirurgias Eletivas, dando funcionalidade a um equipamento de saúde pública nosso e realizando as tão sonhadas e aguardadas eletivas”, comemorou a gestora.
O deputado Otto Filho, que se fez presente durante a inauguração, elogiou o trabalho que a prefeitura tem feito por Alagoinhas. “A gente tem se esforçado muito a destinar emendas e ajudado a obter recursos do Governo do Estado, para que as demandas da população possam ser atendidas. Hoje nós temos aqui um momento importante: ter aqui um Centro de Cirurgias Eletivas faz com que a população possa ter acesso a serviço de qualidade na área de saúde. Então, quero parabenizar a todos em nome do prefeito Joaquim Neto, que tem sido um divisor de águas na gestão pública e tem revolucionado a saúde aqui de Alagoinhas”, disse.
De acordo com o diretor da Faculdade Estácio, Ernani Benincá Cardoso, esse é mais um passo na parceria entre a prefeitura e a instituição de ensino. “A Estácio tem uma participação muito importante nesse empreendimento, a gente aportou aqui mais de 700 mil reais, provenientes do COAPES. A Faculdade de Medicina Estácio Alagoinhas IDOMED considera um marco muito importante, porque é um local de prática para os nossos internos, para os nossos alunos. Então, isso além de qualificar o serviço para o município, traz muitas perspectivas para os nossos alunos”.
A diretora do Hospital Regional Dantas Bião, Maria Emília Silva, explicou que a promoção das cirurgias ajudará no funcionamento e melhoramento da unidade de saúde. “As cirurgias eletivas aqui em Alagoinhas são um projeto fantástico para a cidade e ajudam diretamente o Dantas Bião na baixa complexidade. Isso servirá para que o hospital possa priorizar as cirurgias de maior complexidade, para trazer o paciente que precisa de retaguarda em UTI”, disse.
Estiveram presentes durante a inauguração o presidente da Câmara de Vereadores José Cleto e os vereadores Edy da Saúde, Djalma Santos, Marcio da Cavada, Raimundo Gode, Anselmo Bal; os secretários Maria das Graças Reis (Secretaria de Infraestrutura) e Marcio Gomes (Secretaria de Comunicação); o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, Francisco Brito; o coordenador do curso de Medicina da Estácio, João Eduardo Pereira; e a diretora da Policlínica Regional Aline Santos.
Fotos: Roberto Fonseca/ SECOM

Por betonews fonte: Secom 
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.


Nenhum comentário