Breaking News

Entenda a doença que levou Marcos Oliveira, ator do Beiçola, a pedir dinheiro para cirurgia no Instagram

O ator e comediante Marcos Oliveira, o intérprete do Beiçola, surpreendeu os fãs e seguidores no último fim de semana ao postar em sua conta no Instagram um vídeo pedindo dinheiro para suas contas do dia a dia e juntar dinheiro para fazer uma cirurgia de fístula na uretra.

Em dezembro de 2021, ele chegou a ser internado no setor de urologia do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, com uma infecção urinária devido a uma fístula entre a próstata e a bexiga.

O urologista Alex Meller, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a fístula é "uma comunicação entre dois sistemas, que normalmente não existe".

O corpo cria, de forma natural, uma comunicação anômala. "Quando falamos em comunicação entre a bexiga e a próstata mostra que ali apareceu um trajeto comunicando dois sistemas de uma forma patológica e não fisiológica", informa o médico.

 São três as causas do aparecimento dessa ligação indesejada no organismo. A primeira delas é consequência de cirurgias prévias que não cicatrizam corretamente e acabam formando os caminhos.

A segunda é a formação de abcessos após a inflamação dos tecidos. O especialista compara a situação com uma espinha. "Ela vai inflamando, inflamando o tecido até romper a parte desse tecido e drenar o líquido. Imagine um abcesso dentro do corpo que está encostado em dois órgãos e ele vai inflamando, inflamando até que se rompe e, com isso, ele vai comunicar os órgãos que estão envolvidos nisso", diz Meller.

O terceiro motivo para a formação das fístulas são as questões congênitas. "A pessoa tem desde que nasceu e, em algum momento da vida, dá problema", conta o urologista. Todavia, é mais raro em idosos e o ator está com 69 anos.

Seja qual for a causa das fístulas, se não operadas, elas podem causar infecções crônicas nos pacientes. Isso a médio e longo prazo é prejudicial à saúde.


Segundo o urologista, a cirurgia do ator não é simples devido à localização do problema. "Reto, bexiga, uretra e próstata ficam em uma posição no corpo que é extremamente complexa de acessar. É uma cirurgia difícil. Às vezes fecha a passagem que foi criada pela natureza, mas acaba desenvolvendo outra. Ou seja, o buraco não fecha ou ele acaba aparecendo em outro lugar, é o que chamamos de recidiva, que tem uma taxa alta, porque estamos tratando um tecido que está inflamado e não cicatriza muito bem", lamenta Meller.

Outro agravante da saúde de Marcos Oliveira é que ele tem diabetes e, segundo contou no vídeo da rede social, o nível de açúcar no sangue dele está alto. Isso não interfere diretamente na fístula, mas tem efeitos negativos.

"A diabetes facilita infecção, se a causa da fístula é infecciosa vai facilitar ainda mais. Outra coisa é que a diabetes deixa a cicatrização comprometida e, às vezes, essas cirurgias não dão certo exatamente por isso", explica o médico.

Assim que Oliveira publicou o pedido de ajuda, outros artistas se comprometaram a ajudá-lo. A apresentadora Tatá Werneck está contribuindo com pagamento de consultas médicas e com um plano de saúde para ele. 

E acrescenta: “O produto deve ter vitamina E na composição, responsável pela ação antioxidante do óleo na cápsula e manutenção da qualidade do produto. É importante optar pelo que possui maior quantidade de EPA e DHA por cápsula, e é necessário observar a relação de EPA e ômega 6 (ácido araquidônico). É recomendado que essa relação seja de 20% de EPA para 1% de ácido araquidônico (AA)”
O ômega 3 está no grupo de gorduras que fazem bem à saúde. De forma natural, ele é encontrado em peixes de águas frias, como salmão e sardinha, e em vegetais, como algas, nozes, chia e linhaça. A suplementação por meio de cápsulas virou moda há algum tempo e não sem motivo: o nutriente ajuda em importantes funções do organismo humano
“Ele é um ácido graxo
importante para a manutenção da saúde, como a construção de membranas que
protegem as células, a produção e armazenamento de energia, a manutenção da
temperatura corporal e a formação de hormônios esteroides relacionados à
reprodução, e não esteroides relacionados à regulação do gasto energético”,
explica a nutricionista Edvânia Soares
Os benefícios são muitos. “Ajuda em processos inflamatórios, melhora
os níveis de colesterol, previne doenças cardiovasculares, evita a formação de
coágulos, ajuda a combater a depressão, combate a asma, previne doenças
autoimunes, ajuda a controlar a glicemia, melhora a funcionamento cerebral,
previne contra doenças neurodegenerativas”, afirma a especialista
A ação da cápsula se dá no sangue e no cérebro. 

“O EPA [ácido eicosapentaenoico] presente no ômega 3 é capaz de impedir a formação de
plaquetas nos vasos sanguíneos – o acúmulo dessas substâncias forma coágulos que
podem levar a complicações como acidente vascular cerebral (AVC) ou
trombose. Já o DHA [ácido docosahexaenoico] tem ação no cérebro, com propriedades antioxidantes que são neuroprotetoras,
capazes de melhorar a comunicação entre os neurônios e prevenir a deterioração
cerebral”, ressalta a nutricionista.

Essa suplementação só é contraindicada a pessoas
alérgicas a peixes. Nesse caso, a opção é usar cápsulas feitas a partir de
vegetal. Mulheres grávidas e pessoas com prótese cardíaca só podem ingerir cápsulas de ômega 3 com
a orientação médica. 

Não há uma contraindicação, mas é importante prestar
atenção, conforme ressalta a nutricionista Gabriela Cilla. 


Mas como saber qual produto comprar na farmácia? Algumas
características devem ser observadas na hora da compra. 

“É importante prestar atenção na marca, pois o ômega 3 pode
estar contaminado por mercúrio e outros metais pesados. É melhor dar preferência
a marcas que realizam matéria-prima pura”, diz Edvânia.



O ômega 3 está no grupo de gorduras que fazem bem à saúde. De forma natural, ele é encontrado em peixes de águas frias, como salmão e sardinha, e em vegetais, como algas, nozes, chia e linhaça. A suplementação por meio de cápsulas virou moda há algum tempo e não sem motivo: o nutriente ajuda em importantes funções do organismo humano.
Por betonews fonte: R7.com
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.

Nenhum comentário