Breaking News

Cidade da cerveja: Prefeitura de Alagoinhas estimula e apoia a produção cervejeira artesanal

                  Divulgação
A água de Alagoinhas é uma das melhores do mundo, dizem os especialistas. Não por acaso, uma das principais marcas do portfólio da Heineken (companhia holandesa), passou a ser produzida nessas terras: a Amstel, com 150 anos de mercado. A produção artesanal de cervejas, feita pelos chamados mestres cervejeiros, também cresce por aqui. Visando estimular o seu desenvolvimento, aumentar a sua visibilidade e sedimentar o ramo na cidade, a Prefeitura de Alagoinhas promoveu um segundo encontro com a classe, no qual foram apresentadas as estratégias para fortalecer o setor.

A reunião aconteceu na noite de quinta-feira (12) com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes e da secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama. “Na primeira reunião, a gente assumiu o compromisso de apoiar a produção cervejeira e começamos a estudar de que forma esse suporte poderia ser dado”, informou o secretário.


O setor conta com cerca de 30 cervejeiros artesanais, dos quais, de 10 a 15 produz o suficiente para a comercialização. “Então a gente está buscando apoiá-los na formalização da atividade. Inclusive, existe a possibilidade de redução de 50% na taxa de TFF para as microempresas do ramo, o que será discutido com a turma de vereadores”, complementou Bruno Fagundes.

“Consideramos muito importante, a iniciativa do apoio aos produtores artesanais de cerveja, em Alagoinhas, porque eles são, também, criadores de oportunidades de trabalho e de renda para nossa comunidade. São, portanto, empresários, em pequena escala, mas, com potencial, para desenvolver-se e crescer, o que significa, também, elevar o nome da nossa querida Alagoinhas. O poder público precisa estar atento a ações desse porte que dignificam e engrandecem o nosso município”, manifestou-se a secretária Iraci Gama.

 

Ala Beer e outros eventos

Outro tema abordado na pauta da reunião foi a participação dos cervejeiros artesanais em eventos do município onde caibam a atividade, como nos Festejos Juninos, no Marathon Bike e no Sete de Setembro, prévias para a Ala Beer, a Festa da Cerveja de Alagoinhas, programada para o final do ano.

“Incontestavelmente, Alagoinhas é um dos principais polos de cerveja do Brasil, quiçá do mundo! Pensando nisso, vamos fazer a nossa festa da cerveja, como já foi anunciada. É claro que não poderíamos deixar de fora os nossos Mestres Cervejeiros, que terão, na ocasião, uma exposição dos seus produtos”, declarou o prefeito Joaquim Neto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes ainda mencionou a possibilidade de apoio do município em uma possível cooperativa de cervejeiros. “Uma forma de baratear o custo de produção, como nas questões tributárias e sanitárias. Além disso, o município poderá prestar consultoria juntamente com o Sebrae”.

As ideias foram bem recebidas pelo grupo, que ficou de eleger um representante para as próximas tratativas.


Por betonews fonte: SECOM
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.

Nenhum comentário