Breaking News

Atenção correntistas do Santander: Pix: golpe desviou R$ 13 milhões de fintech do Santander (SANB11)

A fintech Superdigital, do banco Santander (SANB11), sofreu um prejuízo de R$ 13 milhões após um golpe com Pix. O MP (Ministério Público) e a polícia já investigam o caso. 

De acordo com a investigação, uma quadrilha inflava saldos bancários e na sequência fazia Pix para diversas contas bancárias. A ação durou apenas dois dias em 2021, o suficiente para o prejuízo milionário. 

Erro é corrigido, mas causa de falha ainda não
Após o duro golpe, a fintech conseguiu corrigir o problema. Porém, ainda não está claro como a falha permitia que os bandidos cometessem o golpe. O processo foi feito da seguinte maneira: os ladrões realizavam um Pix, cancelavam e depois recebiam o estorno em dobro. 

De acordo com reportagem da Veja, os investigadores perceberam que todas as contas eram reais e os donos recebiam um pagamento para o uso das mesmas. Um dos investigados já tinha ficha na polícia por um golpe em leilões de automóveis na internet.  
Golpes no Pix se intensificam

Uma outra modalidade de golpe envolvendo a ferramenta Pix também tem ocorrido. De acordo com a empresa de programas de segurança Kaspersky, criminosos estão utilizando o QR Code do sistema de pagamentos eletrônicos.


Apesar do uso inédito nesse tipo de golpe da tecnologia de escaneamento de códigos por telefone celular, a maneira de enganar os consumidores é antiga. Os golpistas copiam a identidade visual de prestadores de serviços e enviam por email falsas contas de consumo ou propostas de adesão.

Após mais de um ano e meio de criação, o Pix já acumula mais de 100 milhões de usuários. Segundo o Banco Central, foi o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida no mundo. 
Por betonews fonte: BN
Afrodisíaco restaurante e pizzaria.
Faça já o seu pedido acessando o nosso link, cadastre-se, é rápido e prático: 
Fique por dentro de tudo que acontece em Alagoinhas e Região, na Bahia, no Brasil e no mundo👇👇
Acesse este link para entrar no nosso grupo de Whatsapp:
Para fornecer ou receber informações acesse o link acima.

Nenhum comentário