Breaking News

Secretarias municipais se unem em campanha de prevenção à gravidez na adolescência

A Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), por meio da Coordenação da Proteção à Criança e o Adolescente, em parceria com as secretarias da Saúde (SESAU), e da Educação (SEDUC), realiza, até o dia 25 de fevereiro, uma série de ações da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A campanha tem como objetivo reunir adolescentes, jovens e familiares, residentes em diferentes regiões do município, para debater e replicar informações e ações preventivas sobre esse tema. “Por meio de um trabalho integrado das secretarias, durante essa semana estamos dialogando diretamente com o público adolescente e com suas familias. O foco é a conscientização sobre os riscos que representam uma gravidez nessa fase da vida, especialmente quando ela não é feita de forma consciente”, explicou a secretário Municipal de Assistência Social, Rui Costa.

“Acima de tudo, o adolescente precisa ser ouvido sobre os seus anseios, dúvidas, medos e preocupações, para que possa ser acolhido e orientado com conteúdos que sejam capazes de gerar autocuidado e autoestima. E para isso, são essenciais o envolvimento da sociedade, e um olhar atento para a família”, completou o Coordenador Municipal de Proteção da Criança e Adolescente, Edvan Souza.

A primeira atividade foi realizada na segunda-feira (21), com os estudantes das Escolas Estaduais CETEP, São Francisco, Leôncio Pereira, Escola dos Rodoviários e Escola Municipal Miguel Fontes, nas quais equipes da Saúde e da Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveram rodas de conversa sobre o tema. O bate-papo foi comandado pela enfermeira Bárbara Leite, e Rita de Cássia, Coordenadora Municipal do PSE, com participação de Liliane Rocha, enfermeira e professora do CETEP, Ramon Carvalho, do Conselho Tutelar, e agentes de saúde.

A programação seguiu nesta terça (22), com palestras e entrega de materiais informativos nas salas de acolhimento dos Cras e no Centro Integrado de Assistência Social (CIAS), e nesta quarta (23), as ações se concentraram nas Unidades de Saúde da Família, Policlínica Municipal e Maternidade Municipal.

De acordo com dados preliminares do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, em 2020, nasceram 380,7 mil filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos (17,5 mil de meninas de 10 a 14 anos). Os dados são preocupantes, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que aumenta o número de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Os riscos à saúde da mãe e bebê incluem prematuridade, eclampsia, aborto espontâneo, anem1ia, e depressão pós-parto, caracterizando a gravidez na adolescência um problema de saúde pública, que demanda a intensificação das ações preventivas”, enfatizou a Coordenadora Municipal de Atenção Básica, Mônica Santos.



A Coordenadora da Policlínica Municipal chama a atenção para as incidências da gravidez nessas idades na mesma família, e também a reincidência, nesse público. “A gente vê que essa história se repete, temos em média quinze adolescentes que são filhos de pessoas que também tiveram gravidez na adolescência, e essa discussão é justamente pra reforçar as formas de contracepção, para que não aconteça novamente, e também orientar os pais”, disse.

Em Alagoinhas, de acordo com dados da SESAU, houve um aumento, nos últimos anos, no índice de partos de adolescentes na Maternidade Municipal. “Mediante isso, em parceria com a SEMAS estamos realizando “sala de espera” com palestras e outras atividades coordenadas pelas nossas psicólogas, para as mulheres que estão internadas, e que estão na recepção e no ambulatório, e para que as mães deem a devida orientação às suas filhas, porque registra- se, nos vários atendimentos que a equipe de Psicologia faz na Maternidade, que em muitos casos, a gravidez na adolescência decorre da falta de orientação, e falta de diálogo com a família”, frisou a diretora-geral da Maternidade de Alagoinhas, Gislane Melo.

As ações continuam nesta quinta (24), com o ” Rolê da Prevenção”, no qual, a partir das 9h, equipes volantes das três secretarias envolvidas na campanha vão fazer abordagens com a população, e entrega de materiais informativos nas praças J.J. Seabra e Rui Barbosa.Por betonews fonte: SECOM

Nenhum comentário