Breaking News

Prefeitura inicia parceria de residência e internato para estudantes de medicina

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e Faculdade Estácio IDOMED – Alagoinhas, assinaram na última sexta-feira (04), o primeiro passo para que estudantes de Medicina possam realizar residências e internato em unidades da rede municipal de saúde. O encontro contou com a avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A visita feita às instalações da Maternidade Doutor João Carlos Meireles Paolilo, foi mais um passo para a melhora da saúde no município. A secretária de Saúde, Laína Passos, avalia que a parceria entre a Prefeitura e a Estácio, beneficiará o atendimento médico para a população da cidade. “É com muita alegria que recebemos os representantes da Faculdade Estácio junto aos visitadores do MEC que conheceram nossas instalações físicas e a nossa capacidade para que, a partir de agora, estarmos trazendo para Alagoinhas o internato, mas também o serviço de residência médica. Esse é mais um grande passo que a Secretaria Municipal de Saúde junto à Faculdade Estácio dão na saúde. Isso é resultado de todo esforço que vem sendo feito pela nossa gestão em saúde e pela gestão municipal”, afirma.

A gestora explica que com a chegada dos profissionais que irão se formar em Alagoinhas, o município contará com um reforço necessário para a saúde. Com esse incentivo, a gestão já se planeja para novos passos. “A partir dessa visita temos a grande possibilidade de também trazermos a residência multiprofissional para agregarmos a residência médica. Então enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, enfim todos os da área de saúde que estiverem aptos a fazerem suas residências, poderão utilizar também a nossa maternidade como campo de prática. Esse é mais um grande passo após a concretização do da residência médica”, destaca Laína.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Estácio, João Eduardo Pereira, a parceria com a prefeitura vai ajudar os estudantes que poderão completar a etapa de formação acadêmica. “Dando continuidade a parceria firmada por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de ensino-Saúde (COAPES), estamos em procedimento de implantação de mais três programas de residência médica qualificando a formação em medicina na região, especialmente no município. Essa visita para obter autorização para implantar a especialização em ginecologia e obstetrícia e pediatria, além das especializações de cirurgia geral e medicina da família que já temos. Com isso fechamos um ciclo que vai qualificar a formação continuada”, diz.

Para a diretora da Maternidade, Gilsiane Melo, a parceria beneficiará o atendimento médico para a população da cidade. “Esse processo da residência é muito agregador para a população de Alagoinhas, assim como com os dezenove municípios pactuados. É um processo de residência médica onde a gente pode estar ampliando para residências multiprofissionais. Nós temos hoje vários profissionais capacitados na unidade e com isso a gente só vai se agregar a extensão do conhecimento e assim estaremos melhorando cada vez mais a nossa assistência para população”, conclui.

Estiveram presentes na visita o avaliador do MEC Alexandre Romano, o diretor da Estácio Ernani Benincá Cardoso e a assessora técnica da Prefeitura de Alagoinhas Karine Moraes.

Nenhum comentário