Breaking News

Encontro Pedagógico 2022 preconiza a leitura e a escrita na formação estudantil

Ler e escrever, uma inspiração para além da escola é o tema do Encontro Pedagógico 2022, voltado para diretores, professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro. No primeiro dia, pela manhã, acontecerão atividades em formato virtual, com transmissão pelo canal da SEDUC no Youtube. Nos demais dias, haverá Planejamento Didático nas unidades escolares.

“Partimos do princípio de que é o exercício da leitura e da escrita que oportuniza aos estudantes a ampliação de sua visão de mundo e contribui significativamente para a construção de conhecimento e da formação cidadã. As práticas de leitura e escrita devem ser uma ação contínua na escola e estas precisam favorecer o desenvolvimento integral de nossos estudantes”, declarou a diretora pedagógica da SEDUC, Suyane Pinho. “Esses são os pilares sustentadores da Educação, por isso é preciso que esta formação leitora vá além da escola”.

No Encontro Pedagógico deste ano serão retomadas, ainda, as temáticas trabalhadas em 2020 (Formação Leitora: portal para aprendizagens e descobertas) e em 2021 (Acolher e Educar). “Devido à pandemia, tais temáticas não foram plenamente trabalhadas. Elas são essenciais para o fazer pedagógico e o efetivo retorno às aulas presenciais”, explicou Suyane.

“Tais temáticas não podem estar dissociadas de discussões que nos permitem uma reflexão humanitária onde a Educação exerce papel primordial no educar para transformar. Sendo assim, utilizou-se como pano de fundo a Agenda 30, que se constitui como um compromisso global para promover mudanças positivas no mundo futuro, a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU”, continuou.

O Encontro Pedagógico é o momento em que a Secretaria da Educação sensibiliza a rede municipal de ensino para o tema que será trabalhado durante todo o ano letivo. “Nessa edição, contaremos com a contribuição do Profº Dr. Daniel Munduruku, que irá nos fazer refletir sobre a importância da leitura e da escrita na escola e na família”, informou a Diretora Pedagógica.

Vale salientar que a SEDUC já realizou uma pré-jornada com os diretores e coordenadores, em dezembro de 2021, onde foram socializadas as orientações necessárias para a retomada das atividades presenciais, em 07 de fevereiro de 2022.

De acordo com a diretora pedagógica da SEDUC, o Conselho Nacional de Educação recomenda o retorno presidencial por causa do impacto gerado pelos dois anos contínuos de ensino remoto. “Faremos isso com muito cuidado e cautela”, concluiu Suyane.
Por betonews fonte: SECOM

Nenhum comentário