Breaking News

Prefeitura de Alagoinhas realiza I Jornada Multidisciplinar da Prematuridade

 

No mês de novembro é realizado o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, que tem como objetivo promover o reconhecimento da prematuridade e desempenhar ações de conscientização sobre a importância de prevenir o parto prematuro, e orientar sobre os cuidados para uma gestação mais segura.

Com o tema “Separação zero: mantenha Pais e Prematuros juntos”, a Maternidade Doutor João Carlos Medeiros Paolilo realizará a I Jornada Multidisciplinar da Prematuridade, onde haverá capacitações nos dias 25 e 26 de novembro para os profissionais de saúde de Alagoinhas.

Para a diretora geral da Maternidade de Alagoinhas, Gilsiane Melo, afirma que as ações são necessárias para o bem-estar tanto dos prematuros, quanto dos pais. “O prematuro precisa de cuidados especiais e esses cuidados serão fundamentais para determinar não apenas sua sobrevivência, mas também sua qualidade de vida. É importante pensarmos estratégias para garantir o vínculo e o melhor desfecho possível para o bebê e para a família. As gestantes precisam realizar o pré-natal. Os prematuros precisam da presença dos pais. Esses pequenos são mais vulneráveis, e precisam de cuidados especiais”, explica.

 Um dos exemplos de como os cuidados são essenciais, é a recém-nascida Zoe, que nasceu com menos de sete meses. “Essa é a minha segunda gestação. Na gestação da minha primeira filha eu era muito nova, tinha 16 anos, e ela também foi prematura. Na época não tive apoio. Hoje eu tenho 24 anos e essa gestação foi planejada. Ela foi muito desejada por mim, pelo pai e pela minha família. Ela nasceu antes mesmo dos sete meses, mesmo tendo meus exames certinhos”, conta a mãe Cintia Emile Santos de Santana, que perdeu seu primeiro filho.

Cintia explica que ficou muito receosa por viver a situação pela segunda vez. “Tive que ficar no berçário, sentir tudo novamente, foi bem difícil vê-la na incubadora e passar novamente por tudo. As meninas da saúde me ajudaram, conversaram comigo, a psicóloga do berçário me explicou o que estava acontecendo e que ela estava bem. E isso foi muito essencial. Eu precisava muito dessa orientação. Eu tinha muito medo depois de tudo que tinha passado”, afirma a mãe que escolheu o nome de sua filha por significar vida, aquela que traz luz.

As ações contarão com palestras, treinamentos de protocolos, manejos clínicos, montagens de leitos, protocolos de admissões, entre outros. A jornada acontece no auditório e laboratório da Faculdade Estácio, com a participação das equipes da Maternidade.

Confira a programação:

25 de novembro:

Manhã – Auditório da Faculdade Estácio

8h30 — Abertura

9h – Contexto da prematuridade

10h – Palestra: Uso do CPAP no RNPT

11h – Palestra: Principais questões sobre leite ideal e a transição da sonda para o peito

Tarde – 14h às 17h

Oficina 01 – Laboratório da Faculdade Estácio (01)

Montagem de leito para recepção do RNPT e protocolo de admissão (30 vagas)

Oficina 02 – Laboratório da Faculdade Estácio (02)

Manejo clínico da lactação (30 vagas)


26 de novembro:

Manhã – Auditório da Faculdade Estácio

8h30 – Palestra: Separação zero de pais e RNPT – principais questões sobre formação de vínculo entre pais e recém-nascidos na unidade neonatal

10h – Palestra: Aleitamento materno no RNTP

11h – Antibiótico em neonatologia: Menos é mais

Tarde – 14h às 17h

Oficina 01 – Laboratório da Faculdade Estácio (01)

Transporte do RNTP – intra-hospitalar/ treinamento do protocolo (30 vagas)

Oficina 02 – Laboratório da Faculdade Estácio (02)

Manejo clínico da lactação (30 vagas)


Por Betonews Fonte SECOM Alagoinhas 



Nenhum comentário