Breaking News

Prefeitura de Alagoinhas promove medidas de reforço para enfrentamento da Covid-19

Em observação ao avanço no contágio do novo coronavírus em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde planejou uma série de medidas de contenção e enfrentamento da Covid-19 no município, a exemplo da instauração do Colegiado de Gestão Municipal da Saúde (CGMS); das campanhas de conscientização; de ação de rua; e da abertura de uma Unidade Gripária para atendimento à pessoas com sintomas gripais, onde munícipes serão testados e para a Covid-19, a partir desta segunda-feira (28).


*Colegiado de Gestão Municipal da Saúde*


Há três semanas da sua implantação, as pessoas participantes do Colegiado debateram, analisaram dados, revisaram as atuais medidas para o enfrentamento da Covid-19 no município e articularam novas ações para reforçar a contenção do vírus. 


O Colegiado será oficializado por meio de portaria nos próximos dias. É uma instância colegiada, deliberativa e permanente, no âmbito da SESAU, que se reúne semanalmente para fortalecer a gestão municipal, aumentando a integração da equipe de saúde e propondo medidas para o aperfeiçoamento da organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde em Alagoinhas. 


Participam do CGMS representantes das áreas da Vigilância em Saúde; Atenção Primária; Média e Alta Complexidade; Planejamento; Hospital Maternidade Auditoria;

Administrativo e Financeiro; Estrutura e Manutenção; e a secretária de saúde. Quando necessário, o Colegiado convidará outras representações do governo e/ou de organizações sociais e prestadores SUS.


*Unidade Gripária*


Uma das medidas originadas dos debates do Colegiado foi a instalação da Unidade Gripária, que será inaugurada na próxima segunda-feira (28) e funcionará na Praça do CEU, bairro Santa Terezinha, das 7h às 17h. O espaço será aberto para atender pessoas com sintomas gripais, que passarão por triagem, testagem para a Covid-19 e poderão passar por consulta médica. Neste Gripário, a população receberá orientações para colaborar na contenção do novo coronavírus e, a depender do agravamento dos sintomas, será orientada a procurar a UPA de Santa Terezinha, de onde poderá ser regulada, em caso de necessidade.


*Ação de Rua*


Desde o dia 23 até 26 de junho as equipes de Saúde da SESAU, através da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, estão promovendo uma ação educativa nas ruas de Alagoinhas, para prevenção da Covid-19, principalmente, durante os festejos juninos.


Agentes de endemias e comunitários estão circulando pela Central de Abastecimento, Estação de Transbordo e comércio, distribuindo kits contendo informações de utilidade pública e máscaras. As equipes também estão dispensando álcool em gel nas mãos dos transeuntes.


*Campanhas de Conscientização*


A prefeitura veiculou, em canais oficiais de comunicação, orientações e campanhas de conscientização para que os munícipes compreendam a importância de cumprir o decreto municipal vigente, de cuidar de si e da saúde das suas famílias.


_"Infelizmente, ainda não é hora de comemorar do jeito que o alagoinhense gosta, com muito forró, alegria e encontro entre as pessoas. Ainda é tempo de muito cuidado para conter o novo coronavírus, enquanto a vacinação avança e em 2022 todos vamos nos juntar com segurança"_, destaca o prefeito Joaquim Neto.


Por Beto News._Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas_



Nenhum comentário