Breaking News

Covid-19: Rui Costa anuncia suspensão de transporte intermunicipal e proibição de festas no período junino.

O governador Rui Costa anunciou nesta segunda-feira (17) que o transporte intermunicipal será suspenso pelo segundo ano consecutivo no período do São João a São Pedro, para evitar que as pessoas viajem nas datas festivas de junho.

O anuncio foi feito em uma coletiva de imprensa, durante a entrega de uma contenção de encosta no bairro de Boa Vista do Lobato, em Salvador.

“O que nós vamos fazer novamente, e eu já posso anunciar desde já, é suspender o transporte intermunicipal no período do São João e do São Pedro, que será feito para evitar que as pessoas viagem. A gente não consegue impedir que todas as pessoas se desloquem, mas pelo menos a gente consegue diminuir a quantidade de pessoas que viajam, e isso nós vamos fazer, porque não é possível gerar aglomeração", disse Rui.

O governador também adiantou que nenhuma festa junina será permitida na Bahia, independentemente do número de público. A medida foi tomada para frear o avanço da segunda onda da Covid-19 no estado.

“Nós não permitiremos qualquer festa de São João em nenhuma região, em nenhuma cidade, independentemente de público. Não será permitida nenhuma comemoração no São João. Nós temos que ter responsabilidade e eu chamo atenção das pessoas. Fazer festa, fazer aglomeração nesse momento é desrespeitar completamente a vida humana e aquelas famílias que estão com parentes internados ou perdendo parentes". "
Oeste da BA preocupa
Na sexta-feira (14), o governo da Bahia anunciou o funcionamento apenas de serviços essenciais em 36 cidades da região oeste. Essa medida começou a valor já no sábado (15).

A restrição de locomoção noturna das 20h às 5h também foi determinada. As restrições valem até o dia 25 de maio. Confira lista de cidades abaixo. Nesta segunda, Rui falou sobre a preocupação com a região oeste e disse que o alerta também está aceso para a região norte e centro-norte.

“A situação do oeste é muito crítica. Nós decretamos 10 dias por unanimidade, com todos os prefeitos, o fechamento de toda atividade não essencial do comércio. Está aberto apenas o que é essencial. Hoje à tarde nós vamos fazer com a região norte, de Paulo Afonso, que também está com uma situação crítica e hoje eu vou ver a região de centro-norte, que inclui também a região de Monte Santo, que você se referiu. Só tem duas medidas para reduzir o coronavírus. A primeira e mais eficaz é a vacina. A segunda, enquanto não tem vacina para todo mundo, é garantir o distanciamento social, garantir o afastamento, porque o vírus aproveita da aglomeração para se reproduzir".


"Essas duas regiões nos preocupam, que é a região oeste, que está mais complicada, e hoje [segunda, 17] faremos uma reunião com os prefeitos da região de Paulo Afonso, que também tem crescido”.

Na região do oeste baiano, as medidas valem para as cidades de:

Angical;
Baianópolis;
Barra;
Barreiras;
Bom Jesus da Lapa;
Brejolândia;
Brotas de Macaúbas;
Buritirama;
Canápolis;
Catolândia;
Cocos;
Coribe;
Correntina;
Cotegipe;
Cristópolis;
Formosa do Rio Preto;
Ibotirama;
Ipupiara;
Jaborandi;
Luís Eduardo Magalhães;
Mansidão;
Morpará;
Muquém do São Francisco;
Oliveira dos Brejinhos;
Paratinga;
Riachão das Neves;
Santa Maria da Vitória;
Santa Rita de Cássia;
Santana;
São Desidério;
São Félix do Coribe;
Serra do Ramalho;
Serra Dourada;
Sítio do Mato;
Tabocas do Brejo Velho;
Wanderley.

Nenhum comentário