Breaking News

A lição do cobrador

Há pessoas que são capazes de intervir positivamente no ânimo, no estado de espírito de outras em situações inesperadas, deixando uma mensagem importante.

É o caso de um cobrador de ônibus da linha Augusto Franco - Siqueira Campos. 

Vejo esse cobrador mutas vezes no caminho do trabalho, logo cedo.

Ônibus cheio, muitos apreensivos com a possibilidade de se atrasar para o trabalho ou outros compromissos. Passamos por uma região com comércio forte, em direção ao centro. E que tem várias clínicas. É comum certas pessoas não saberem exatamente onde descer, principalmente aqueles que são de outras cidades. Estamos no ônibus quase que absorvidos pelas expectativas das nossas atribuições do dia.

Mas eis que surge a bonita voz do cobrador a cantar. Escolhe músicas marcantes que geralmente celebram o amor. 

Alguns se surpreendem e acham divertido. Outros curtem a música e até cantam também. Muito interessante. Difícil é ficar indiferente.

Além de cantar, o cobrador usa sua potente voz para anunciar as paradas mais frequentes, informando o nome das ruas, uma praça bem movimentada, os bancos e lojas importantes. 

Ele faz questão de mostrar que está ali para ajudar, facilitar, fazer do ônibus lotado um espaço mais humano, onde deve prevalecer a solidariedade e o respeito. Uma mensagem forte, viva, da sua prática diária.

Eu já disse a ele que tenho um irmão que também gosta de cantar. E já perguntei em um certo dia se ia ter música. Uma modesta forma de incentivar. 

Ainda não perguntei seu nome, mas dedico a ele esse singelo reconhecimento. 

Seu colega motorista, com quem sempre vejo junto no ônibus, é um sujeito que cumprimenta as pessoas, dá o seu bom dia com energia e espontaneidade. Eles formam um boa dupla.

Penso que a postura de respeito e gentileza do cobrador, tão importante, vai além da boa educação. Nos traz uma alegria, uma paz imprescindíveis. Suas provocações inesperadas, inusitadas e ao mesmo tempo discretas, humildes, nos dia a dia que as nossas obrigações, nossos problemas, obstáculos diários não devem ofuscar o brilho da alegria, do sorriso, da solidariedade, do senso  de humanidade e fraternidade.

A esse cobrador, cujo nome vou perguntar e ao seu parceiro, meu agradecimento, minha consideração.

Por Beto News.  Fonte Marcone Borges 



Nenhum comentário