Breaking News

Inacreditável 😱O Game Last of Us zumbis são inspirados em fungo real que existe no Brasil.

zumbis são inspirados em fungo real que existe no Brasil.
Assim como no coronavírus, tudo começa com o simples ato de encostar em algo. A vítima começa a agir estranha, e pouco a pouco começa a estourar, de fora para dentro. Pode parecer uma cena do popular game "Last of Us", que está perto de virar série, mas tem um pouco a ver com um fungo da vida real.

O Ophiocordyceps é uma ameaça desconfortável para animais como formigas, besouros e vespas. Trata-se de um gênero (grupo de espécies) de fungo capaz de controlar as atitudes de suas pequenas vítimas, deformando-as no processo. Exatamente como os zumbis fazem na ficção do game.
O game "Last of Us" mostra a humanidade atacada por um fungo que zumbifica pessoas. Na vida real, no entanto, zumbis estão longe de Hollywood. Na verdade, a maioria dos fungos-zumbi estão aqui mesmo, no Brasil.

A concentração deles por aqui se deve em parte à diversidade dos nossos biomas, mas o principal talvez seja simplesmente mérito de um mineiro de Juiz de Fora.
Diferentemente dos zumbis de filmes (e dos de The Last of Us), o Ophiocordyceps não atinge o cérebro. Pelo menos não diretamente. Um estudo feito em 2017 pela Universidade Washington mostrou como o parasita age: nos músculos de suas vítimas. O fungo usa propriedades químicas para controlar os bichinhos. 
Mas o fungo não é o único capaz de fazer esse tipo de lavagem cerebral. "A manipulação é algo que encontramos ocasionalmente, quando a morte de seu hospedeiro é benéfica para o ciclo de vida do parasita", afirma Kelly.
Eles podem definitivamente mudar nosso comportamento, mas nem sempre é manipulação. Por exemplo, passamos muito tempo na cama quando estamos gripados. Outro exemplo é o vírus da raiva: quem tem a infelicidade de ser infectado por ele geralmente começa a morrer de medo da água", conta Weinersmith —na verdade, o vírus causa dor e espasmos a quem tenta beber água, e seria pelo fato do sistema respiratório ficar protetivo, causando engasgos na ingestão de líquidos.

A manipulação humana mais estudada seria por meio do Toxoplasma gondii. "Esse parasita parece tornar os roedores menos medrosos e mais atraídos pelo cheiro da urina dos felinos. Já ele pode passar de ratos para gatos se o roedor for comido pelo predador. Os seres humanos também são infectados, mas somos becos sem saída, já que raramente somos comidos por gatos hoje em dia", brinca Kelly.

Alguns pesquisadores clamam que o gondii também nos muda. Pesquisas mostram que humanos infectados se envolvem mais em acidentes de carro —a tese é que perdemos a noção do medo, assim como os ratos.

Seja como for, ainda estamos longe de começarmos a atacar uns os outros, como os zumbis da série que vem por aí. Para as formigas, o nosso boa sorte. Mas elas que lutem.

Por Betonews fonte, curiosidades da ciência.

Nenhum comentário