Breaking News

Vamos falar um pouco sobre a timidez?

Uma pessoa tímida geralmente tem receio da desaprovação do outro, de errar e cair no ridículo. Eu nunca tentei jogar vôlei, principalmente, creio, porque na escola, quando batesse errado na bola, muito provavelmente levaria vaia de alguns e a partir dali seria mais difícil acertar as próximas jogadas. Imagino, por exemplo, a dificuldade de um um rapaz tímido para iniciar uma conversa com aquela moça bonita que ele admira, o receio de começar mal a comunicação, ser inoportuno, talvez; mostrar sua insegurança. Nesses casos a voz pode não sair direito, a palavra pode ser trocada imediatamente por outra, na incerteza de que seja a mais adequada; a vontade de ser perfeito atrapalha. Destaco esse trecho da letra da música Timidez da banda Biquíni Cavadão: " Sem poder nada fazer 

Sei que tento me vencer e acabar com a mudez

Quando chego perto tudo esqueço e não tenho vez

Me consolo foi errado o momento talvez 

Mas na verdade nada esconde essa minha timidez"

Nessas momentos a palavra de incentivo de um verdadeiro amigo pode ajudar muito. Aconteceu comigo uma vez. Um amigo me disse em certa ocasião em que confessei estar com dificuldade para me aproximar mais de uma garota: "eu tenho problema de dicção, mas se é necessário falar eu falo do jeito que der". Essas palavras foram pra mim encorajadoras, decisivas.

No filme Um lugar chamado Notting Hill, o personagem principal, um anônimo, confessa sua timidez para a bela mulher pela qual se apaixona, uma celebridade_ esse foi um caso da sinceridade superando a timidez, que também pode ser retratada como um trunfo(geralmente não assim reconhecido pelo tímido)que encanta e conquista.

Acho natural e até positivo certo receio em situações novas ou cercadas por expectativas. Não sabemos como o outro vai reagir e devemos mesmo ter cuidado nas interações com as pessoas. 

Certa vez conversava com amigos, um deles e eu falávamos da nossa dificuldade de dançar. Ele disse que não dançava bem porque era tímido, algo com que me identifiquei. Mas um outro amigo falou que nós ficavamos tímidos porque ainda não tinhamos a habilidade de dançar bem como queríamos. Nós somos tímidos em algumas situações; em outras podemos ser até bem descontraídos, é também  uma questão de estarmos confiantes, seguros ou não.

Importante ficar atento ao fato de que, coletivamente, precisamos ser tolerantes e generosos com as pessoas, sem censuras, cobranças ou preconceitos , para que elas possam ficar mais tranquilas e agir espontaneamente.

Quando, porém, a cobrança interna for grande_ muitas vezes o indivíduo aceita com naturalidade as limitações do outro, mas não as suas próprias_ a  ponto de prejudicar a vida social da pessoa, ela deve, sem maiores receios, procurar ajuda de um profissional.


Por Beto News.  Fonte Marcone Borges. 



Nenhum comentário