Breaking News

Oito meses após lei, Sesab não pagou nenhum auxílio por óbito de profissionais de saúde

 


Oito meses após lei, Sesab não pagou nenhum auxílio por óbito de profissionais de saúde

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) contabiliza a morte de pelo menos 26 médicos em decorrência da Covid-19. Já o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) estima que 30 profissionais da área tenham falecido pelo mesmo motivo. Ainda assim, oito meses após a regulamentação da Lei 14.266/2020, que instituiu um auxílio aos dependentes desses profissionais, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não efetuou nenhum pagamento.

 

Ao Bahia Notícias, a Sesab esclareceu que apenas seis processos do tipo foram abertos: dois deles já foram encaminhados à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) "para fins de apreciação", dois aguardam comprovação de vínculo funcional e dois estão com pendências no envio de documentação da parte interessada.

 

A pasta, que não especifica a área de atuação dos trabalhadores cujos familiares deram entrada no pedido de indenização, não faz contato ativo para alertar sobre o direito ao seguro. Por meio de sua assessoria de imprensa, ela defende que "o benefício foi amplamente divulgado nas unidades de saúde e na imprensa".

 

Para o vice-presidente do Cremeb, Júlio Braga, fatores como a contratação informal no caso de médicos e médicas pode dificultar os trâmites para obtenção do seguro. “A gente não sabe ainda de nenhum médico que tenha conseguido essa indenização (por óbito e por afastamento). A maioria dos médicos não é contratada por CLT. O seguro é específico para as unidades de Covid. Não cobre pessoas que estejam atendendo em outros locais. São apenas unidades do Estado e cita aquelas possibilidades de pessoas contratadas pelo Estado, porém muitos médicos são subcontratados de uma empresa que contrata outra empresa. Também é minoria os médicos que são contratados diretamente pelo Estado”, avalia Braga. Ele pondera, no entanto, que a entidade não recebeu nenhum tipo de denúncia ou pedido de ajuda de seus associados para garantir o benefício.

 

Pago uma única vez, o auxílio em questão é no valor equivalente a 30 vezes a remuneração recebida pelo profissional.

 

Outro benefício aprovado pela mesma lei é o auxílio excepcional que deve ser pago ao profissional na linha de frente da Covid-19 que precise ser afastado em decorrência da doença. Ele se destina apenas aos trabalhadores que atuam em setores ou unidades da rede pública estadual de saúde e corresponde à diferença entre o valor integral da remuneração, salário ou contraprestação mensal e o benefício previdenciário a que tenha direito em caso de afastamento. A quantia é limitada ao valor máximo de R$ 30 mil.

 

Neste caso, a Sesab conta que 40 processos foram abertos. Desse total, 20 estão em trâmite na pasta, nove foram pagos, três aguardam autorização de pagamento, dois foram enviados para pagamento e seis foram indeferidos.

 

O Cremeb, conforme pontua Júlio Braga, também não tem conhecimento disso. Mas, assim como no caso anterior, a entidade não recebeu queixas. Para o vice-presidente, uma barreira é a exigência de que o exame para diagnosticar o coronavírus seja feito no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). “Muitas vezes o médico doente ou a profissional doente faz em outros locais o exame. Tem essa dificuldade também de comprovar”, defende.

 

O BN procurou o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA) para saber se há algum registro de reclamação ou solicitação de apoio, mas não obteve retorno. Quanto aos profissionais da enfermagem, o Coren-BA pontuou que não há registro de dificuldades por parte de seus associados.

 

A burocracia do processo de solicitação do recurso prevê a entrega dos seguintes documentos:

Indenização por óbito:

- Comunicado de falecimento do profissional emitido pela contratada ou pelo(s) dependente(s); 

- Cópia do RG e CPF do profissional falecido; 

- Dados funcionais do profissional; 

- Escalas de serviço, prevista e executada, atestadas pelo coordenador do serviço e pelo diretor da unidade; 

- Documento que comprove a situação de dependente; 

- Atestado de óbito com causa confirmada da Covid-19, comprovado com apresentação de exame realizado ou validado exclusivamente pelo Lacen-BA.

 

Indenização por afastamento:

- Comunicado de afastamento do profissional pela contratada;

- Cópia do RG e CPF do profissional;

- Dados funcionais do profissional;

- Escalas de serviço, prevista e executada, atestadas pelo coordenador do serviço e pelo diretor da unidade;

- Para afastamento sem internação hospitalar: cópia do exame do diagnóstico da Covid-19 realizado ou validado pelo Lacen-BA;

- Para afastamento com internação hospitalar: atestado de internação hospitalar.

 

Nos casos de mortes, o processo precisa ser requisitado dentro de 30 dias contados a partir da data de falecimento. Se os documentos listados acima não foram apresentados no período, os dependentes perdem o direito ao seguro. Em setembro passado, o BN apurou que pelo menos duas famílias passaram por isso.


Por Beto News. Fonte Bahia Noticias

Nenhum comentário