Breaking News

Discurso de Lula é ‘detonado’ por agência de checagem; VEJA MENTIRAS DO PETISTA.

A agência de checagem de fatos “Aos Fatos” publicou no Twitter a checagem das falas do ex-presidente Lula da Silva em seu primeiro pronunciamento depois de ter anuladas suas condenações na 13ª Vara de Curitiba.

Lula disse no pronunciamento: “em 2008, a indústria automobilística vendia 4 milhões de carros, hoje, 13 anos depois vende 2 milhões.” As informações são do portal Grande Ponto e da agência Aos Fatos.

Veja abaixo a correção da agência: Mentira

Segundo dados da Anfavea foram vendidos 2.820.354 veículos, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2008. Considerando apenas o número de carros foram vendidos 2.341.304 unidades. Os números correspondem a quase metade do número mencionado pelo ex-presidente.

O ex-presidiário também disse em pronunciamento: “vocês nunca ouviram da minha boca falar em privatização.”

Aos Fatos:Mentira

Durante o governo Lula, houve sim concessões e leilões de empresas e patrimônio público. Segundo o histórico do PND (Programa Nacional de Desestatizações), programa instituído em 1990, entre 2003 e 2011, a União vendeu usinas hidrelétricas, bancos e aeroportos.

Lula também disse: “eu fui proibido de visitar meu irmão dentro de um caixão.”

Aos Fatos: Verdade

De fato, duas instâncias da Justiça negaram o pedido de Lula de saída temporária da prisão para ir ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu no dia 29 de janeiro de 2019.

Disse Lula: “a gente fez muitas refinarias serem padrão mundial e a gente agora tá importando gasolina dos EUA e óleo diesel dos EUA. Não tem lógica.”

Aos Fatos: Mentira

Dados dos Anuários Estatísticos da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que detalham a importação dos derivados do petróleo, mostram que o Brasil vinha importando os combustíveis desde quando o PT estava no poder.

Lula disse: “não tinha avião presidencial. Decidi comprar um avião.”

Aos Fatos: Mentira

Em sua própria fala no evento, o ex-presidente fez referência a problemas na aeronave que a Presidência utilizava na época, o Boeing 707 (KC-137), apelidado de “Sucatão”. A aeronave foi usada por presidentes brasileiros entre 1986 e 2005.
Por Betonews fonte, Terra Brasil notícias.

Nenhum comentário