Breaking News

Salvador amplia testes rápidos para detecção de DSTs; cidade registrou 2.360 casos em 2020

Os testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que costumavam acontecer nos circuitos de Carnaval, podem ser feitos nas unidades básicas de saúde de Salvador. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No ano passado, de janeiro a dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 469 novos casos de HIV, 1.648 casos de sífilis e 243 casos de hepatites virais na capital baiana.

 

A coordenadora do programa de DSTs/HIV, Daniela Cardoso, alerta para a importância das pessoas continuarem se cuidando e buscando os serviços de saúde.

 

“As pessoas estão se colocando numa situação de vulnerabilidade ao deixarem de se cuidar. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais cedo é possível tratar. No município não faltam insumos. Inclusive, colocamos à disposição da população por meio dos testes e tratamentos”, declara.

 

A SMS destaca que realizar o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a saúde da pessoa e do parceiro ou parceira. Se o resultado do paciente acusa não ter o vírus, ele tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se o caso for positivo, ele é encaminhado para iniciar o quanto antes o tratamento nos serviços de referência.

 

De acordo com Daniela, os tratamentos para sífilis e hepatites virais são feitos com medicação e acompanhamento médico nas UBS. Já os pacientes com suspeita de HIV, passam por um processo de aconselhamento para que a equipe possa entender cada caso.

 

“É um processo um pouco mais delicado, já que alguns chegam amedrontados, temendo o pior. Então encaminhamos para o aconselhamento psicológico antes e após o teste. É importante destacar que pacientes soropositivos podem se tratar e viver por muitos anos”, assinala.

por betonews fonte,G1 Bahia








 

Nenhum comentário