Breaking News

Gestão Municipal e Escolas particulares dialogam sobre possível retorno às aulas presenciais

  

A gestão municipal esteve reunida, na tarde de quarta-feira (03), com representantes das escolas particulares de Alagoinhas. Na pauta, a possibilidade de retorno às aulas presenciais no dia 15 de março.

O encontro aconteceu no espaço Colaborar, na Biblioteca Municipal Maria Feijó, e contou com as presenças do prefeito Joaquim Neto, dos secretários Gustavo Carmo (Educação), André Barros (Governo) e Iraci Gama (Cultura, Esporte e Turismo). Na ocasião, as escolas apresentaram as razões pelas quais consideram o retorno presencial necessário, a exemplo do aumento no índice de estudantes com depressão e ansiedade, devido ao confinamento.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Lemman em parceria com o Itaú Social, 77% dos estudantes brasileiros relataram sentimentos de tristeza, ansiedade e sobrecarga emocional durante a pandemia.

Para a representante da Escola Gato de Botas, Adriana Melo Sampaio Menezes, “Além dos desafios financeiros, nossas escolas estão com desafios emocionais de como trabalhar com esses professores, de como trabalhar com esses alunos, de como fazer acontecer de maneira leve a retomada das nossas vidas, sem traumas, sem desespero e sem medo”.

Após um diálogo esclarecedor, decidiu-se pela apresentação, por parte dos representantes do ensino privado, de um protocolo de biossegurança, que deverá ser analisado pela gestão.

“Esse plano será discutido entre a vigilância sanitária e uma comissão formada pelas escolas particulares”, informou o secretário Gustavo Carmo.

Uma vez aprovado, as aulas presenciais na rede particular serão autorizadas. Para isso, todos os protocolos de saúde que a pandemia exige deverão ser seguidos, a exemplo do uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distância mínima entre estudantes, professores e funcionários dos estabelecimentos educacionais.

As escolas particulares estão preparadas para cumprir os protocolos”, afirmou o representante do Colégio São Paulo, Adauto Ramalho, que considera relevante a experiência em outros estados como parâmetro para o retorno.

Quanto às aulas presenciais na rede municipal, a previsão é de que elas sejam retomadas em Abril.


Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 



Nenhum comentário