Breaking News

Como saber se tenho Hipertensão Arterial e o que pode estar causando? Saiba

Programa Saúde Facil - A hipertensão arterial é uma condição que atinge cerca de 32,5% da população adulta brasileira1. O que muita gente não sabe é que esse problema de saúde é bastante silencioso e, na maioria vezes, não apresenta sintomas. Isso faz com que muitos hipertensos sequer tenham conhecimento do diagnóstico.

Mas, então, como é possível identificar se uma pessoa possui hipertensão? A resposta é bem simples: através da medição regular da pressão arterial1,2,3

Como saber se minha pressão é alta?

Para identificar níveis elevados da pressão arterial é necessário medi-la regularmente, preferencialmente, por um profissional da saúde. Deve-se ter atenção quando a pressão arterial chega acima de 140/90 mmHg (os níveis ótimos são de 120/80 mmHg e os normais de 130/85 mmHg)1,2.

Vale ressaltar que em todas as consultas médicas, de qualquer especialidade, o médico deve medir a pressão do paciente. Para o diagnóstico de hipertensão arterial é preciso que as medidas altas se repitam, pelo menos, três vezes1.

O que pode estar causando a hipertensão?

Identificar os níveis altos de pressão arterial é fundamental para tratar e controlar a hipertensão e reduzir a ocorrência de problemas cardiovasculares1. No entanto, cerca de 95% dos casos possuem causas desconhecidas e se enquadram como hipertensão primária, que possui forte componente genético e ambiental1.

Apenas 5% dos casos são de hipertensão secundária e podem estar sendo causados por problemas renais, vasculares, endócrinos e neurogênicos, geralmente relacionados a doenças e disfunções hormonais, por exemplo.1.

Além disso, é sempre importante estar atento se você não se enquadra em um ou mais fatores de risco que podem causar hipertensão. São eles: idade (a partir dos 65 anos a prevalência da hipertensão aumenta), excesso de peso e obesidade, ingestão excessiva de sal e alimentos gordurosos, consumo de álcool e cigarro, estresse, sedentarismo e hereditariedade 1,2,3.

Portanto, se você está com suspeitas ou mesmo já apresentou algum sinal de pressão alta, não hesite, procure o quanto antes a ajuda de um médico especializado que poderá avaliar e acompanhar o seu caso, indicando o melhor tratamento para você!

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão devemos sempre nos lembrar dos 10 Mandamentos contra a pressão alta2.

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10. Ame e seja amado.


Por Beto News. 



Nenhum comentário