Breaking News

Pesquisadores descobrem nova espécie de abelha em fazenda de Água Fria. Veja

Uma nova espécie de abelha foi descoberta em uma fazenda localizada no município de Água Fria de Goiás. Batizada de Ceratina (Ceratinula) fioreseana, a nova espécie é classificada como solitária, uma vez que não vive em colônias, e atua como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas. A descoberta foi feita pelos pesquisadores Heber Luiz Pereira e Flavízia Freitas de Oliveira, integrantes de um projeto científico da empresa Bayer que realiza estudos na fazenda desde o ano de 2017.

O nome da abelha foi uma homenagem à família Fiorese, dona da Fazenda Nossa Senhora Aparecida e primeiros a participarem do projeto Bayer Forward Farming no Brasil, que descobriu o inseto. A abelha fioreseana é do subgênero Ceratina Ceratinula, popularmente conhecido como abelhas carpinteiras pequenas, no Centro-Oeste brasileiro.

Segundo Flafízia, uma das pesquisadores responsáveis pela descoberta, a nova espécie é facilmente distinguida pelo padrão de manchas faciais e cor amarelo-mel das pernas, assim como a genitália masculina bastante diferenciada, em relação a espécie mais próxima, a Ceratina (Ceratinula) manni Cockerell, encontrada no Nordeste brasileiro. Ela destaca que, dos subgêneros registrados, a Ceratina (Ceratinula) é a mais diversificada, com 38 espécies nas Américas, sendo 15 encontradas no Brasil.

A gerente de Inteligência Tropical da Bayer, Cláudia Quaglierini, ressalta o papel essencial das abelhas na natureza e, segundo ela, o investimento da indústria na agricultura sustentável e de preservação faz com que o ciclo de produção permaneça saudável e em harmonia;

“Atualmente, mais de 75% da produção de alimentos precisa da polinização das abelhas. A medida em que a indústria investe em pesquisas que promovem diálogos abertos entre os setores produtivos, ela está desempenhando um papel fundamental para a agricultura sustentável”, diz.

Por Beto News Fonte G1 Goiás