Breaking News

Pesquisa analisou dados de 2351 pacientes com coronavírus e descobriu que o número de mortes por causa da doença foi menor entre aqueles que já haviam contraído dengue. Veja


Pessoas que já tiveram dengue podem ter menos probabilidade de morrer caso contraiam a covid-19, sugere uma nova pesquisa brasileira realizada pela Universidade Federal do Rio Branco, no Acre, em conjunto com outras universidades, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Unicamp.

O estudo analisou dados de 2.351 pacientes adultos de covid-19, com idade média de 40 anos, durante 60 dias após o início dos sintomas. Metade do grupo relatou, por meio de questionário, que já havia tido dengue. Entre os que já haviam contraído a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, 12 faleceram por causa da covid. Já entre os que nunca contraíram dengue, o número de mortes foi maior que o dobro do outro grupo e chegou a 26. A pesquisa foi realizada no Acre.

De acordo com o cardiologista Miguel Morita, professor da UFPR, médico da Quanta Diagnóstico por Imagem e coautor do estudo, a pesquisa indica que a dengue pode ser um fator de proteção para a forma grave de covid-19 em adultos e idosos. “Nossa proposta de estudo surgiu porque já haviam sido relatados testes de anticorpos com resultado falso positivo para covid em pessoas que tiveram dengue. Isso sugeriu uma possível reação de imunidade cruzada para as duas doenças e decidimos investigar mais a fundo”, explica.

O pesquisador ressalta, porém, que para confirmar que uma infecção anterior por dengue possa oferecer algum grau de proteção imunológica contra o novo coronavírus são necessários mais estudos laboratoriais e análises sorológicas. “Apesar de os resultados serem promissores é preciso que outras pesquisas investiguem a existência de imunidade cruzada. É importante ressaltar também que uma possível relação só está sendo investigada para quem teve dengue anteriormente. Não adianta tentar contrair a doença agora pensando que se protegerá do covid, pois, além de a dengue ter o risco de diversas complicações, já existem relatos de coinfecção por covid e dengue e são casos gravíssimos. A única forma de se prevenir da covid continua sendo utilizar máscara, álcool gel e respeitar o distanciamento social”, afirma Morita. A vacina é a maior arma no combate à pandemia.

Por Beto News, fonte  


Nenhum comentário