Breaking News

Hospitais de Manaus ficam sem oxigênio e registros de desespero tomam as redes.

A situação na capital amazonense chegou ao extremo nesta quinta-feira (14/1), após o registro de falta de oxigênio para pacientes hospitalizados internados. Em vídeo divulgado pelo Portal Único, o médico e presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, descreve a situação nos hospitais de Manaus e pede uma ação das autoridades para restabelecer, de forma imediata, o abastecimento na região.
Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo 'ambuzados' (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros", disse Viana. O médico ainda ressalta que a situação já era prevista para acontecer na cidade e solicita ajuda de outras regiões. "Transportar oxigênio de outros estados, em caráter de guerra, é uma necessidade para salvar vidas", solicitou.
Outro relato emocionante veio de uma moradora de Manaus, que expressa o desespero sentido pela população local. “Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Não tem oxigênio, é muita gente morrendo”, a internauta também pediu doações de oxigênio e ajuda na divulgação do vídeo. A amazonense também filma a chegada de dois cilindros de oxigênio, entregues pela Polícia Militar do Amazonas.

Em nota divulgada na última terça-feira (12/1), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), se solidariza com os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à covid-19 e denuncia a negligência e omissão de instituições e de governantes. "Denunciar a gravíssima omissão institucional das autoridades no âmbito federal, estadual e municipal que, mesmo dispondo de meios e poder, negligenciam, de forma criminosa e injustificável, sua obrigação de garantir a população o direito constitucional à saúde e integridade da vida", dizia a nota.

Ela ainda responsabiliza o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), pela situação de caos instalada no país frente a pandemia do novo coronavírus. "Responsabilizar o Estado brasileiro, na pessoa de seu governante maior, por negligenciar e sabotar as medidas sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde para conter a tragédia humana e social da pandemia em curso, cujos efeitos mais devastadores se dão entre os socialmente mais vulneráveis: povos indígenas, população negra e classe trabalhadora, de modo especial os trabalhadores desempregados e os que sobrevivem da informalidade", informava o documento.



Nenhum comentário