Breaking News

Sonho de consumo: faz sentido? Prefiro um certo "realizar"

Há expressões que usamos muitas vezes sem questionar a sua adequação, se o seu significado está mesmo de acordo com aquele que gostaríamos de manifestar.

Uma expressão comum que me causa estranheza é quando alguém diz que seu "sonho de consumo" é o carro tal ou uma viagem para determinado lugar.

Penso que sonho de consumo é uma contradição em termos. Sonho sugere certa transcendência, queremos conseguir algo especial que representa uma superação importante, que é capaz marcar nossas vidas. O sonho da casa própria eu acho bem razoável, já que ter sua moradia não é fácil, requer esforço, determinação, muitas vezes renuncias e dá para as pessoas uma tranquilidade maior, um equilíbrio importante, traz felicidade. A vida passa a ser outra a partir dessa conquista. Eu imagino uma pessoa que não aprendeu a ler e esse objetivo para ela passa a ser um sonho. Ou, o sonho de formar uma família. Eu tenho um sonho de montar uma escola diferente, sem fins lucrativos, onde o amor pelo conhecimento seja o mais importante. E para receber especialmente pessoas que não têm maiores recursos financeiros. Cada um deve ter seus sonhos e o que é sonho para uma pessoa pode não ser para outra. Mas, consumo é bem diferente, é a satisfação mais imediata de necessidades, como o uso de produtos para higiene, por exemplo, ou pequenos prazeres, normalmente dispensáveis. O consumo está ligado à propaganda, e pode inclusive virar consumismo se sair do controle. Exagerando um pouco, sonho de consumo, que contrapõe projeto de futuro a imediatismo, essencial ao supérfluo, seria uma expressão até contraditória, algo como uma sutileza extravagante, ou delicadeza grosseira.

Conheço uma pessoa que quando era adolescente, teve um grande desejo de ir à lanchonete comer um sanduíche inteiro, até então ela tinha comido um pedaço ou outro que lhe foram oferecidos. Depois de comer o sanduíche contou o acontecido e disse: "eu realizei". Até hoje, quando fazemos algo prazeroso, como tomar uma cerveja bem gelada em um domingo ensolarado, dizemos, em tom de brincadeira, para ele ou os outros que sabem da história: " estamos realizando". Ou : " já realizou hoje?" "Realizar" virou sinônimo de satisfazer um prazer especial. E quando fazemos isso, o principal aí não é "consumir".

Se o sonho de consumo me causa certa estranheza e desconforto, esse " realizar" que criamos é pra mim muito especial.

 

Por Beto News. Fonte Marcone Borges, 2020

Nenhum comentário