Breaking News

Quarto Batalhão comemora nesta data seu aniversário de 83 ANOS de criação.

O 4º Batalhão de Polícia Militar foi criado por meio do Decreto nº 10.476, datado de 23 de dezembro de 1937. Sua primeira denominação foi 4º Batalhão de Caçadores (4º BC), até 13 de fevereiro de 1958, quando passou a ser denominado de 4º B.P. (Batalhão de Polícia).

Para a instalação (ocorrida em 10 de fevereiro de 1938) foi cedido o prédio nº 03, à Praça Ruy Barbosa, na época à disposição do Governo Estadual, onde vinham funcionando as “Escolas Reunidas”. Atualmente nesse prédio, totalmente reformado, funciona o HCA – Hospital das Clínicas de Alagoinhas.

Seu primeiro Comandante foi o TEN CEL PM JOSÉ GALDINO DE SOUZA, Patrono da Unidade, nomeado por decreto de 30 de dezembro de 1937.

Sua instalação obedeceu a uma política de interiorização da Polícia Militar e definiu-se como Batalhão, fruto da evolução de um antigo “Destacamento do Nordeste”, aqui instalado, para combater a ação do cangaço, este comandado por VIRGULINO FERREIRA (LAMPIÃO).

Com a evolução gradativa de novos problemas de segurança, provenientes do progresso sócio-econômico e político da região, estendeu-se sua circunscrição por uma grande parte do território do Estado, caracterizado como “SERTÃO BAIANO”.

Em meados da década de 40, o Quarto Batalhão de Caçadores, teve sua sede transferida para a Praça Castro Leal, ocupando o prédio onde funcionava a Delegacia de Polícia e atualmente, está situado à rua Coronel Filadelfo Neves, nº 42, Av. Juracy Magalhães. 

Até o ano de 1996, tinha responsabilidade territorial em 52 municípios. Porém,  com a política de descentralização administrativa da PMBA, este espaço físico foi reduzido, dando origem ao 20º BPM/PAULO AFONSO, (22NOV96), ao 5º BPM/EUCLIDES DA CUNHA (27MAR98), à 21ª CIPM/CALDAS DE CIPÓ (06MAI98), à 32ª CIPM/POJUCA (06MAI98),  à 6ª CIPM/RIO REAL (MAI2002) à 56ª CIPM/ENTRE RIOS (16SET2002), recentemente à  95ª CIPM/CATU(10DEZ2014) e à 97ª CIPM IRARÁ (10DEZ2014);


A Unidade Operacional é composta por seis (06) Companhias que executam o policiamento ostensivo em (07) cidades: Alagoinhas, Inhambupe, Sátiro Dias, Aramari, Araçás, Itanagra e os distritos de Boa União e Riacho da Guia através do Radiopatrulhamento, Policiamento Comunitário e Policiamento Ostensivo a Pé, em regime ordinário, especial e extraordinário. 

 Atualmente, o 4º BPM está sob o Comando do TEN CEL PM REGINALDO MORAES DA SILVA FILHO, a frente do desenvolvimento de importantes serviços e atividades em prol tanto do público interno , quanto externo, com ações pautadas na gestão da qualidade e nos recursos tecnológicos e de inteligência.

O momento é de agradecimento a todos que colaboram para o sucesso da segurança pública em Alagoinhas e região ao longo do tempo, renovando parcerias e fortalecendo laços para a continuidade do trabalho sério e responsável.


Por Beto News. Fonte Pm ba e Comunidade da Corrente do Bem.




Nenhum comentário