Breaking News

Porque o futebol é fascinante.

 

O futebol mobiliza multidões. Não só nos estádios, também nos bares, nas praças públicas, nos lares, muitas pessoas se reúnem para ver com bastante interesse as partidas de futebol. E elas torcem com muita paixão pelos seus times de coração. Torcem de tal maneira que se o coração não for forte o suficiente pode não suportar. E entram em estado de enorme euforia ou de tristeza, dependendo do sucesso ou insucesso do seu time querido. O torcedor aprende desde cedo que tem que ser fiel. Pode passar anos de maus resultados e sua paixão até aumentar. Mas por que tanto envolvimento? Há questões psicológicas presentes, como bem expressa a música de Moraes Moreira em homenagem a Zico,  grande responsável pelo amor de milhões de torcedores ao flamengo, pela sua indiscutível genialidade : "e agora como que eu fico, nas tardes de domingo, sem Zico no Maracanã...como é que me vingo de todas derrotas da vida, se a cada gol do Flamengo eu me sentia um vencedor". 

Além de despertar paixões o futebol encanta. Jogado com os pés, não é fácil, exige raciocínio rápido, velocidade, força, habilidade, técnica, visão de jogo, ousadia, criatividade, improviso, estratégia. Só a técnica e a criatividade, fundamentais e encantadoras, não resolvem, é preciso organização, o que não deixa de ser bonito também. O grande jogador precisa ter especial personalidade, chamar pra si a responsabilidade. O craque precisa de coragem para arriscar e resolver a parada, com jogadas decisivas. O esforço de cada jogador é essencial e dá mais emoção às partidas. Pelé, o rei do futebol, combinava sua genialidade, com esforço e força física. O grande esforço, a luta inglória dos seus marcadores para detê-lo tornava seus gols, cheios de técnica, improviso, habilidade, ainda mais bonitos. 

Outro elemento fascinante do futebol é a surpresa. Um time considerado superior muitas vezes acaba perdendo para um adversário que se agiganta heroicamente, para a festa do seu torcedor. Um time que parece derrotado em um partida pode virar o jogo em minutos, para euforia do torcedor, que muitas vezes empurra seu time para a vitória, mesmo quando tudo parece perdido.

A emoção dos jogos, a beleza das jogadas, os verdadeiros milagres que são as defesas bonitas e decisivas dos goleiros, o incentivo e a festa dos torcedores, a arte dos jogadores mais qualificados, a expectativa até o final dos jogos, fazem do futebol um esporte realmente fascinante.


Por Beto News. Fonte Marcone Borges



Nenhum comentário