Breaking News

Covid-19: Vacina da Pfizer tem primeiro embarque em massa aprovado e vai da Bélgica aos EUA

A Administração Federal de Aviação informou que apoiou o “primeiro embarque em massa” de vacinas contra a Covid-19 na sexta-feira (27), enquanto as companhias farmacêuticas e as companhias aéreas preparam redes para ampla distribuição.

Prezando garantir uma distribuição rápida das profilaxias a medida que forem sendo aprovadas por reguladores, a United Airlines – a terceira maior companhia aérea norte-americana – operou na última sexta voos fretados para transportar doses da vacina da Pfizer e da BioNTech.

Segundo informações do Wall Street Journal, a United Airlines transportou a vacina de Bruxelas para o Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago, nos Estados Unidos – ambos países que produzem a vacina.

O primeiros voos são o elo de uma cadeia de abastecimento global que está sendo montada para enfrentar o desafio logístico de distribuição das vacinas contra o novo coronavírus.

Como a vacina necessita ser transportada em fio e requer uma temperatura de armazenamento de 94 graus Fahrenheit negativos, a Administração Federal de Aviação flexibilizou as regras sobre a quantidade de gelo seco permitida nos voos de transporte. O material (que é dióxido de carbono congelado) é considerado perigoso, estando sujeito a limitações.

Sendo assim, a United Airlines foi autorizada a embalar as vacinas em 15.000 libras de gelo seco por voo – cinco vezes a quantidade permitida pelas regras da FAA, afirma o Wall Street Journal.

“Como resultado do ritmo histórico de desenvolvimento da vacina por meio da Operação ‘Warp Speed’ (velocidade progressiva, em português) e do planeamento logístico cuidadoso, a FAA apoia a partir de hoje [sexta-feira] o primeiro embarque aéreo em massa de uma vacina”, anunciou a agência em comunicado emitido na sexta-feira passada.

O departamento americano ainda concluiu dizendo que estão pensando e criando as melhores alternativas para que o transporte seja feito de forma segura e eficaz. “A FAA está trabalhando com fabricantes, transportadoras aéreas e autoridades aeroportuárias para fornecer orientação sobre a implementação dos requisitos regulatórios atuais para o transporte seguro de grandes quantidades de gelo seco na carga aérea.”

Apesar de toda essa movimentação e da Pfizer alegar que sua vacina apresenta mais de 90% de eficácia na prevenção da infecção por Covid-19, a mesma ainda não foi aprovada pelo FDA (Administração de Comidas e Drogas, na sigla em inglês). O pedido de uso emergencial da profilaxia foi enviado ao FDA em 20 de novembro e a agência federal deve discutir essa possibilidade publicamente quando o Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados se reunir, em 10 de dezembro.

 Por Beto News.

Nenhum comentário