Breaking News

TESTAGEM COVID-19: Equipes de saúde realizam ação de inquérito epidemiológico nesta quinta-feira (15); confira os pontos de atendimento

 A Prefeitura informa que equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estarão mobilizadas, nesta quinta-feira (15), das 8h às 12h, para mais uma ação de inquérito epidemiológico.

Foto: Roberto Fonseca

Profissionais atuarão paralelamente em 4 pontos de atendimento: na Associação da Urbis, no Centro Social Urbano (Jardim Petrolar), em Riacho do Mel e na Unidade de Saúde do Jardim Petrolar. Nesses locais, moradores serão acolhidos pelas equipes, passarão pela triagem, com aferição de temperatura, responderão a um questionário epidemiológico e serão direcionados para a testagem. O uso de máscara é obrigatório.

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão realizados testes sorológicos (que detectam a presença de anticorpos) e também exames de biologia molecular (RT-PCR), que identificam material genético do vírus para diagnóstico da doença infecciosa viral respiratória.

As pessoas que passarem pelo teste rápido (sorológico) terão o resultado informado em uma média de 15 a 30 minutos após a coleta. Já os moradores que tiverem amostra colhida para o RT-PCR – que demanda maior tempo de análise – serão contatados pelas equipes para o laudo laboratorial.

A SESAU informa ainda que pacientes com amostra reagente para coronavírus, em qualquer um dos pontos de testagem, passarão imediatamente por avaliação médica no local e, tendo diagnóstico confirmado para COVID-19, receberão os protocolos de isolamento e serão monitorados pela Vigilância. As pessoas que não apresentarem sintomas e cuja amostra não for reagente para coronavírus serão orientadas pelos profissionais sobre medidas preventivas.

A ação – que vem sendo desenvolvida em bairros da zona urbana e da zona rural, como medida de controle, frente à pandemia – tem como foco identificar pessoas expostas ao vírus, assegurar o isolamento, monitorar o avanço da doença e evitar a propagação do vírus, reduzindo a curva de contágio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além das ações de inquérito epidemiológico nos bairros, testagens sorológicas e moleculares contra o coronavírus são realizadas também por todas as unidades básicas de saúde e pela UPA, no caso de pacientes sintomáticos.

Serviço
INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO, com a realização de testes COVID-19
Data: Quinta-feira (15/10/2020)
Horário: Das 8h às 12h
Pontos de testagem:
– Centro Social Urbano (Jardim Petrolar);
– Associação Urbis;
– PSF Jardim Petrolar (próximo à delegacia);
– Riacho do Mel.

Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 


Nenhum comentário