Breaking News

Inquérito Epidemiológico será realizado em 9 pontos da cidade, na próxima quarta-feira (9); confira os locais onde equipes atuarão com a testagem contra o coronavírus

 

A Prefeitura informa que, na próxima quarta-feira, 9 de setembro, o inquérito epidemiológico chega a novas localidades. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão em 9 pontos da cidade com a triagem de pacientes, aferição de temperatura, aplicação de questionário epidemiológico e testagem da população contra o coronavírus.

Para evitar aglomerações, pontos de testagem COVID-19 serão estruturados, paralelamente, na Praça Santa Isabel, na Praça da Vila São Pedro, na Unidade de Saúde do São Cristóvão, na Baixa da Candeia, na Brasilinha (próximo à Escola Municipal Joana D´Arc), no Alto Sagrado (junto à Escola Municipal São Geraldo), na rua ao lado da Praça do Mangalô (proximidades da Escola Júlio Leal), na localidade conhecida como “Beco da Gilete” e no fim de linha do Mangalô. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o resultado do teste sorológico para coronavírus será informado em um tempo médio de 20 a 30 minutos após a coleta realizada. Pacientes que apresentarem amostra reagente para SARS-CoV-2 serão encaminhados imediatamente para avaliação médica no local e, tendo diagnóstico confirmado, entrarão para o quadro de monitoramento da Vigilância. Aqueles que apresentarem amostra não-reagente, mas manifestarem sintomas compatíveis à COVID-19, também passarão por avaliação profissional, e pessoas sem sintomas que testarem negativo receberão orientações sobre medidas preventivas.

Profissionais de saúde atuarão ainda com coleta de material para exame RT-PCR, em casos de recomendação médica. Ao contrário dos testes rápidos que identificam anticorpos, as amostras coletadas por swab (cotonete) para o PCR são analisadas via Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, e exigem um tempo maior para o resultado. Nesses casos, a orientação é para que os moradores que fizerem o teste de biologia molecular (RT-PCR) aguardem o contato que será feito pelas equipes.

A ação – através da qual profissionais identificam casos positivos, direcionando para isolamento e monitoramento moradores com COVID-19 – integra o conjunto de medidas para enfrentamento à pandemia e visa à redução da curva de contágio da doença.

Confira os pontos fixos de atendimento para a próxima quarta-feira (9):
INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO, com a realização de testagem COVID-19
Data: 09/09/2020 (quarta-feira)
Horário: Das 8h às 13h
Locais:
– Praça Santa Isabel;
– Unidade de Saúde do São Cristóvão;
– Brasilinha – Escola Municipal. Joana D’ Arc;
– Praça da Vila São Pedro;
– Rua ao lado da Praça do Mangalô (próxima à Escola Professor Júlio Leal);
– Alto Sagrado – Escola Municipal São Geraldo;
– Baixa da Candeia – Creche Municipal da Baixa da Candeia;
– “Beco da Gilete” – Capela de Nossa Senhora das Dores;
– Final de linha do Mangalô – Capela Sagrado Coração de Maria.



Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário