Breaking News

Boletim COVID-19: Confira a atualização deste sábado (12) para os casos de coronavírus em Alagoinhas

 A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações atualizadas sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Dados da Vigilância revelam que, neste sábado (12), mais 45 pessoas evoluíram para alta, após contágio por SARS-CoV-2 e sobe, portanto, para 5.006 o número de recuperados no município – que mantém uma taxa de recuperação de 95%.

A Vigilância informou também que 28 homens, com idades entre 5 e 95 anos, e 37 mulheres, na faixa de 1 ano e 10 meses a 80 anos, tiveram, hoje, o diagnóstico confirmado para COVID-19. Todos os pacientes identificados permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram contatados e orientados pelos profissionais de Vigilância, que seguem mapeando os casos confirmados, conforme protocolos estabelecidos.

Com a atualização, Alagoinhas registra 206 casos ativos, ou seja, entre os moradores diagnosticados com COVID-19, aproximadamente 3,9% devem permanecer em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.

Ainda segundo a Vigilância, entre os casos confirmados para coronavírus, 7 pacientes seguem internados: 2 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Instituto Couto Maia, 2 no Hospital Espanhol, 1 no Hospital Santa Izabel e 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova. Outras 60 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

No que se refere aos casos descartados para COVID-19, o município chega a um total de 8.584 moradores que testaram negativo para SARS-CoV-2 e contabiliza 2.856 monitoramentos concluídos, após investigação epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que os profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações e indicadores da COVID-19. De acordo com a SESAU, o crescimento sensível dos registros de coronavírus no Mangalô, que representam maioria, entre os casos confirmados hoje, são reflexo da ação de inquérito epidemiológico realizada no bairro, durante a última semana, quando profissionais realizaram, além da testagem sorológica de moradores, na localidade, também a coleta para o teste de biologia molecular (RT-PCR). Ao contrário do teste rápido, cujo resultado é informado em um tempo médio de 15 a 30 minutos, no mesmo dia, o exame RT-PCR, que busca identificar material genético do vírus, exige maior tempo de análise laboratorial.

A SESAU comunicou ainda que inquéritos epidemiológicos vêm sendo realizados em bairros da zona urbana e da zona rural, como medida de controle, frente à pandemia. Segundo a secretaria, detectar pessoas expostas ao vírus é fundamental para assegurar o isolamento e evitar a propagação do SARS-CoV-2.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 12-09-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira a atualização deste sábado (12):




Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário