Breaking News

Boletim COVID-19: Confira a atualização desta sexta-feira (11) para os casos de coronavírus em Alagoinhas

 A Prefeitura divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o boletim diário com informações sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus em Alagoinhas. Dados da Vigilância revelam que, nesta sexta-feira (11), mais 77 pessoas evoluíram para alta, após contágio por SARS-CoV-2, e sobe, portanto, para 4.961 o número de pacientes recuperados, no município – que mantém uma taxa de recuperação de mais de 95%.

Os indicadores atualizados mostram também que 55 mulheres, com idades entre 2 e 76 anos, e 40 homens, na faixa dos 5 aos 78 anos, tiveram, hoje, diagnóstico confirmado para COVID-19. Todos os pacientes identificados permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, ou seja, foram contatados e orientados pelos profissionais de Vigilância, que seguem mapeando os casos confirmados, conforme protocolos estabelecidos.

A Vigilância informou ainda um novo óbito em decorrência da doença infecciosa viral respiratória. O paciente do sexo masculino, de 40 anos, era hipertenso e diabético. Ele foi internado no Hospital das Clínicas de Alagoinhas, tendo evoluído a óbito no dia 31 de julho de 2020. A morte foi informada hoje no sistema.

Com a atualização, Alagoinhas registra 186 casos ativos, que representam aproximadamente 3,5% dos pacientes identificados com COVID-19 na cidade. Essas pessoas devem permanecer em isolamento, porque ainda podem transmitir o vírus.

Entre os casos confirmados para coronavírus, 7 pacientes seguem internados: 2 no Hospital das Clínicas de Alagoinhas (HCA), 1 no Instituto Couto Maia, 1 no Hospital Santa Izabel, 2 no Hospital Espanhol e 1 no Hospital de Campanha da Fonte Nova. Outras 120 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), para onde são encaminhadas as amostras.

A SESAU reitera que profissionais de Vigilância adotam, em integralidade, as normas técnicas emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no que tange às notificações da COVID-19. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a crescente sensível no número de moradores que aguardam resultados de laboratório, nas localidades Mangalô e Santa Isabel, refletem a ação de inquérito epidemiológico que chegou a essas localidades, na última quarta-feira (9), quando profissionais realizaram, além da testagem sorológica, também a coleta para o teste de biologia molecular (RT-PCR). Ao contrário dos testes rápidos que detectam anticorpos, o RT-PCR é feito pela coleta de secreções do nariz ou da boca. O exame busca identificar o material genético do vírus e exige um tempo maior de análise para o resultado. A SESAU comunicou ainda que inquéritos epidemiológicos continuam sendo realizados em bairros da zona urbana e da zona rural, como medida de controle, frente à pandemia. De acordo com a secretaria, a detecção de pessoas expostas ao vírus é fundamental para assegurar o isolamento e evitar a propagação do SARS-CoV-2.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica
Atualização: 11-09-2020

Central de Atendimento COVID-19 Alagoinhas
(75) 99824-0789
(75) 99811-4772
(75) 99707-7942

Confira a atualização desta sexta-feira (11):




Por Beto News. Fonte Portal da Prefeitura de Alagoinhas 

Nenhum comentário