Breaking News

Prefeitura inaugura quatro abrigos provisórios para pessoas em situação de rua

 Os impactos de uma pandemia são ainda mais duros em situações  de vulnerabilidade extrema, e as pessoas em situação de rua requerem uma proteção especial, uma vez que enfrentam obstáculos muito maiores para cumprir com as medidas de prevenção básica da doença. Preocupada com a falta de acesso a materiais de higiene pessoal, à assistência, à alimentação e, por fim, a falta de moradia que impede o isolamento social, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em uma iniciativa inédita na cidade, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (12), quatro abrigos, em caráter emergencial, para acolher este público.

A inauguração ocorreu no abrigo localizado à Rua Luiz Viana, Centro, e contou com a participação das equipes de saúde, que realizaram testagem rápida para COVID-19 nos colabores e abrigados.

Foto: Roberto Fonseca

Viabilizados por meio de Portaria do Ministério da Cidadania, pelo prazo inicial de seis meses, dos quatro abrigos, três são destinados para receber os moradores de rua do município – que atualmente somam em 75 cadastrados-, e um será exclusivo para os moradores de rua e/ou pessoas da comunidade que testaram positivo para coronavírus, mas que por algum motivo, não possam cumprir o período de isolamento na própria residência.

Foto: Roberto Fonseca

“Desde o início da gestão, nos preocupamos em atender a essa população da melhor maneira possível. Essa não é uma preocupação de pandemia, é uma preocupação da política pública. Como já acompanhamos esse público, a triagem foi mais fácil, porque nós já temos conhecimento da questão social de todos e os espaços estão abertos para os novos”, pontuou o prefeito Joaquim Neto. “É a primeira vez que esse público vai contar com essa assistência e o objetivo é que estes espaços se tornem permanentes”, enfatizou o prefeito.

Antônio Carlos Oliveira, 38 anos, está em situação de rua há cinco anos. Ele é uma das pessoas que foram acolhidas pelas equipes da SEMAS, por meio da busca ativa. Antônio disse que o principal motivo para estar nas ruas foi conflitos familiares.”Estou nessa situação porque não estou conseguindo encontrar trabalho em nada. Morando na rua, sofremos com o frio, passamos fome e as pessoas têm muito preconceito. Agradeço muito a essa casa bonita que arrumaram pra gente, aqui vamos ter assistência e mais oportunidade para melhorar de vida”, disse Antônio.

Foto: Roberto Fonseca

.“A oferta deste serviço amplia o trabalho social já realizado pela secretaria, na abordagem social, no CREAS, e vai proporcionar ao usuário o acolhimento no que refere aos cuidados básicos, acompanhamento especializado a condição muitas vezes debilitada pela ausência de saúde física, emocional, que, muitas vezes, está associada ao abuso de álcool e outras drogas e à sua condição geral de vida na rua”, disse o secretário da SEMAS, Alfredo Menezes.

Nos espaços, uma equipe própria, contratada por REDA, em caráter emergencial, que inclui psicólogos e cuidadores sociais, são os responsáveis pela higienização, refeições, orientações, encaminhamentos a serviços da rede pública, além de emissão de documentos para os assistidos, que muitas vezes não têm qualquer documento oficial de identificação.

 

Foto: Roberto Fonseca

Desde o início da pandemia, a população em situação de rua do município tem sido acompanhada de perto pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e de Saúde (SESAU). Entre as medidas de contenção à Covid-19 junto a este público, foi intensificado o Serviço de Abordagem Social realizado pela secretaria, com a entrega de kits de higiene pessoal, máscaras, orientações sobre a medidas preventivas e fornecimento de alimentação adequada ao fortalecimento imunológico, com a distribuição de lanches e oferta de almoço no Restaurante Popular.

Outras providências em relação às pessoas em situação de rua foi o deslocamento de equipes de saúde para a vacinação contra a Influenza e a disponibilização, na própria sede da SEMAS, de um local para banho e higiene pessoal.

Foto: Roberto Fonseca

Serviço:

Abrigos provisórios para pessoas em situação de rua:

Casa 1: Rua Luiz Viana, nº 642 – Centro

Casa 2: Rua 24 de Maio, nº 255- Centro

Casa 3: Rua Heitor Fontoura, nº 19 – Centro

Casa 4: Rua Maria Meyer Robato, nº  46 – Centro

 

Nenhum comentário